sábado, 1 de agosto de 2009

O JOVEM É A SENTINELA DO SEU PRÓPRIO CAMINHO

O JOVEM É A SENTINELA DO SEU PRÓPRIO CAMINHO

SALMO 119.9

Quando afirmamos que o jovem é a sentinela do seu próprio caminho, queremos dizer que ele o guardará do modo como bem lhe convier.
Mas, ser jovem (adolescente) significa também, viver a plenitude das incertezas, das incompreensões de si mesmo. Acrescente-se a isso tudo a administração das outras incompreensões.
Aqui, deixo transparecer um pouco do que nós mesmos vivemos em nossa juventude. A nossa juventude passada na igreja na década de 1970 (Parece que foi ontem!). Nós adultos, fomos jovens um dia.
Como jovem que viveu a igreja, e isso desde o rol de berços (No interior do Paraná nem existia isso), aprendi desde cedo que eu deveria ser a sentinela do meu próprio caminho.
Embora a maioria das traduções use a expressão ‘purificará o seu caminho’, estou usando uma versão alternativa que traduz ‘guardará’ para a palavra hebraica zakah (ser claro, puro, limpo) (NIBB). Assim sendo, uso o texto da seguinte forma: “Como o jovem guardará puro o seu caminho?”.

I – O DRAMA JÁ COMEÇA NO ESTABELECER DO PRÓPRIO CAMINHO

1. A juventude é o tempo das definições e indefinições. Foi assim com todos os que passaram por essa fase. Alguns decidiram com mais firmeza o seu próprio caminho; outros viveram incertezas diante das muitas possibilidades e dos diversos conselhos. (Nós adultos gostamos de aconselhar (geralmente para que sejam como nós mesmos)).
2. Desde muito pequenos somos induzidos à escolha dos melhores caminhos. Não raro os pais dizem para os seus pequenos: “Não passe por aí; passe por ali”. São as primeiras escolhas, e elas, por indução.
3. Mas nós crescemos, e os nossos pais já não nos induzem como faziam. Começamos assim, a decidir pelo que julgamos ser o melhor para nós mesmos.
4. Para alegria de todos os jovens, quero dizer que, os pais nunca deixarão de dar um palpite em sua vida. Peça você ou não; queira você ou não. Os pais têm o divino direito de opinar, reclamar, e de indicar um melhor caminho sempre. O filho crescido não perde a qualidade de filho.
5. Digo então para qualquer jovem: deixe os seus pais o seu drama quando for estabelecer o seu próprio caminho. Não faça dos seus pais o inimigo da hora.


II – ESTABELECIDO O CAMINHO, QUEM SE JUNTA A MIM NESSA TRILHA?

1. Caminho ou trilha. O caminho dá maior ideia de amplitude, de largueza, de espaço. Mas, muitas vezes, parece mesmo que estamos na trilha, ou seja, apertados em um trajeto que parece nos levar sozinhos. Engano, nunca se anda sozinho neste mundo. E ainda bem que isso nunca acontecerá.
2. Deixe a sua trilha e corra livre por um caminho amplo, preenchido por aqueles que ajudam a escrever sua história. São eles: Deus, a família, a igreja, a sociedade e o Estado.
3. Na família você chega para fazer a diferença. Antes de você a família era menos alegre. Na família somos dependentes sendo disciplinados para a independência. Quando a Bíblia diz que é preciso ensinar à criança o caminho em que deve andar, está sugerindo que haverá um dia de plena independência. Na verdade somos todos interdependentes.
4. Na igreja aprendemos a ser melhores. A igreja tem a característica de fazer pessoas melhores. Alguém me disse esta semana: ‘Depois que ele passou a frequentar a igreja, melhorou muito’. O jovem crente tem parcela do seu conhecimento, das suas atitudes, das coisas que faz e deixa de fazer moldadas pela sua convivência na igreja. A igreja é formadora de bons cidadãos; e a sociedade agradece.
5. Na sociedade vemos o fruto da família e da igreja. O que o jovem representa na sociedade é o resultado das suas próprias decisões, mas que por não andar sozinho na trilha do caminho, deixou-se moldar por valores da família e da igreja. Embora não o faça, é bom pensarmos: ‘O Estado agradece’
6. O Estado agradece, porque o jovem formado em família, com reforço da igreja, saberá respeitar as suas normas, regras e leis.


III – GUARDANDO PURO O CAMINHO DA JUVENTUDE.

1. Diante de um mundo que oferece tantas opções, não tinha como o salmista não ficar preocupado; o salmista anônimo estava preocupado com a juventude. A família, a igreja e o Estado deixarão de existir com o fim da juventude.
2. Vamos pensar na preocupação do salmista: “Como o jovem guardará puro o seu caminho?”. A preocupação antiga é a mesma de hoje; nós temos a mesma preocupação do salmista. Qual dos pais de hoje não têm preocupação com os seus filhos?
3. A preocupação do salmista era tanto social como religiosa. Mas sabemos que a religiosa falava mais alto nas suas perturbações. O jovem que recebe e pratica a instrução bíblica tem muito mais chance de sobreviver em um mundo perverso e corrompido. Veja o seguinte dado: “A “onda jovem”, fenômeno de crescimento populacional na faixa etária entre 15 e 24 anos detectado pelos demógrafos, tem aspectos preocupantes. Pesquisas indicam o crescimento da violência provocada por jovens que tem como principais vítimas a própria juventude com uma média de 42 mortes por dia. Nunca fomos tão jovens, tão violentos, tão sem emprego e tão sem educação. Nunca, numericamente, o Brasil teve tantos habitantes na faixa etária entre 15 e 24 anos. Nunca tantos jovens ficaram sem acesso a escola e, em conseqüência, a empregos dignos. Com isso, agrava-se uma atmosfera propícia ao aumento da violência, violência esta de que os jovens não apenas são os principais atores, mas as primeiras vítimas”. (Fonte: www.sinpro-rs.org.br).
4. Ainda outro dado: “A ONU estima que 7.400 pessoas sejam infectadas diariamente pela Aids no mundo, 45% delas têm entre 15 e 24 anos.
Um total estimado em 2,7 milhões de pessoas contrai o HIV a cada ano em todo o mundo. São 500.000 jovens infectados diariamente por DSTs (excluindo o HIV). Mais da metade das novas infecções por HIV ocorrem entre jovens dos 15 aos 24 anos” (Fonte:www.abcdaids.com.br).
5. A preocupação do salmista, que são as nossas também, devem continuamente fazer eco em nossas mentes. Mas o próprio salmista oferece a solução para as incertezas do tempo de juventude: “Vivendo de acordo com a tua palavra”. A palavra de Deus jamais deverá cair em desuso na vida de qualquer jovem crente.
6. É menos importante se você usa a Bíblia impressa ou arquivos microprocessados. O que importa mesmo é que o jovem deixe Deus falar ao seu coração.
7. A igreja de hoje, não espera nem mais nem menos, do que esperaram o salmista e Paulo dos jovens dos seus dias. Disse Paulo a Timóteo: “Ninguém te menospreze por seres jovem, mas procura ser exemplo para os fieis, na palavra, no comportamento, no amor, na fé e na pureza” (1 Tm 4.12).



CONCLUSÃO

Os jovens têm tudo para realizar a obra do Senhor: têm vigor, força, dons e talentos. Mas para que sejam úteis à obra na casa de Deus e no Seu reino, precisam ser as sentinelas do seu próprio caminho.
Estabelecido o caminho, os jovens devem buscar ajuda na família, na igreja e entre amigos sinceros, para que não caminhem sós a trilha da vida.
Que Deus abençoe a nossa juventude.
Amém.

PR. Eli da Rocha Silva 02/08/2009
Igreja Batista em Jardim Helena – Itaquera – São Paulo - SP