sexta-feira, 26 de agosto de 2011

A SUPERIORIDADE DA PALAVRA DE DEUS
2 Pedro 1. 16-21


v. 16 - Porque não vos demos a conhecer o poder e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo seguindo fábulas engenhosamente inventadas, mas nós mesmos fomos testemunhas oculares da sua majestade,

1. “A vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”. Pedro está falando da segunda vinda, da parousia.
2. O que os apóstolos não ensinaram coisas inventadas por eles, mas falaram coisas vistas por eles.
3. “Nós fomos testemunhas oculares”. Os discípulos, pelo menos três deles, estavam presentes com Jesus no ato da transfiguração: Pedro, Tiago e João (Mt 17.1-8 e paralelos).


v. 17 - pois ele recebeu, da parte de Deus Pai, honra e glória, quando pela Glória Excelsa lhe foi enviada a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.
v. 18 - Ora, esta voz, vinda do céu, nós a ouvimos quando estávamos com ele no monte santo.


1. “Ele recebeu, da parte do Pai, honra e glória”. Parece que Pedro estava falando como uma resposta à oração de Jesus cf. João 17.1.
2. “Glória Excelsa”. Esta expressão nos remete para Êxodo 24. 15,16 que diz: “A glória do Senhor pousou sobre o monte Sinai” (ARA); na ARC, “habitava a glória do Senhor”. A palavra hebraica é Shakhan, verbo que significa instalar-se, habitar. A glória (kabhôdh) do Senhor veio instalou-se, pousou (shakhan) sobre o monte. Moisés foi envolvido em todo aquele momento de glória, da marcante presença do Senhor (v.16).
3. “O meu Filho amado, em quem me comprazo” (cf. Mt 3.17). Pedro fala da confirmação que o Pai dera a respeito de seu Filho (Mt. 17.5).
4. “Esta voz...nós a ouvimos”. Pedro falava das coisas que tinha visto e ouvido (At 4.20).


v. 19 - Temos, assim, tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração,

1. “Confirmada a palavra profética”. Tudo o que foi dito a respeito de Jesus no Antigo Testamento.
2. A Palavra é a candeia que ilumina os nossos caminhos (Sl 119.105). Jesus é a Palavra que ilumina o caminho (Jo 1.4-9).
3. “Até que o dia clareie...”. Haverá um dia quando todas as coisas serão consumadas, é o dia da vinda do Senhor. É o dia da realização das coisas que os crentes nutrem em seus corações. É o que sentiu o poeta quando escreveu: “Vai ser esplendida, alvorada, tão sonhada” (Melodias de Vitória).


v. 20 - sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação;

1. “Sabendo, primeiramente, isto”. Os crentes deveriam ser firmes em suas convicções para se safarem dos falsos mestres.
2. Pedro está fazendo uma “Advertência relacionada aos falsos mestres do cap. seguinte; cf. 2Pe 3.16” (B.E.Almeida).


v. 21 - porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo.

1. Os profetas de Deus falaram da parte Dele. Tão diferente dos dias de hoje, que profetas falam o que querem, e muitos baseados em seus interesses pessoais, e com o que as pessoas gostariam de ouvir.
2. Paulo escrevendo a Timóteo fala da utilidade da Palavra inspirada por Deus (2Tm 3.16).
3. Deus quis usar homens, muitos em fraqueza, mas fortes no Espírito; homens que foram movidos pelo Espírito; tiveram a Palavra ‘soprada’ pelo Espírito.



Pr. Eli da Rocha Silva
28/08/2011 - Igreja Batista em Jd. Helena – José Bonifácio – São Paulo - SP

terça-feira, 23 de agosto de 2011

TÁ NA LEI (É BOM SABER).

LEI Nº 9.605, DE 12 DE FEVEREIRO DE 1998


Art 32. Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos:
Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.

§ 1º Incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.

§ 2º A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

CAMINHOS DA ALMA
SALMO 27

O ESTADO DA ALMA

1. A primeira coisa que o salmista Davi fala é da segurança que ele tem em Deus. Tal segurança é resultado de ter em Deus a sua salvação. Deus é luz; Deus salva (v.1).
2. O Senhor é a garantia, é a proteção. O Senhor é a fortaleza aonde se refugia o servo. O crente sabe que existem inimigos ao redor, mas “eles tropeçam e caem” (v.2).
3. Essa firmeza e proteção nós podemos ver de modo pleno nos versos 2 e 3.
4. Tranquilidade e confiança eram o que sentia o servo do Senhor (v.3): “Não se atemorizará o meu coração (...) terei confiança”.


O DESEJO DA ALMA

1. Não sei quantos fazem a mesma oração do salmista. Sei apenas que ele nutria um grande desejo; não era apenas um desejo, mas uma busca. Muitas vezes desejamos algo, mas não buscamos. E até nos apegamos ao pessimismo e dizemos: Isso não é para mim, ou, isso é um sonho grande demais.
2. O seu desejo não tem sido o de muitos nos últimos tempos: “morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida”. (v.4).
3. Mais duas coisas faziam parte do desejo do salmista: “Contemplar a beleza do Senhor”. Não significa que Davi via o Senhor, mas que estar ali era sentir a Sua doce presença.
4. Também, o silêncio do templo era o melhor lugar para fazer as suas meditações.
5. Nós também temos muitos desejos na alma. Mas quantos deles fazem parte de um coração voltado para Deus? Quantos dos nossos desejos serão abençoadores se forem realizados?

A CERTEZA DA ALMA

1. A certeza de ser um adorador (v.6b).
2. A certeza de que Deus pode ouvi-lo quando clamar (v.7-9).
3. A certeza da segurança em todo o tempo (v.10).
4. A certeza que os ensinos do Senhor proporcionam uma caminhada segura (v.11).
5. A certeza que a bondade do Senhor é o seu futuro (“verei”) (v.13).
6. O conselho para os demais:
• “Espera pelo Senhor”. Quanta gente desesperada sem saber qual caminho tomar;
• “Tem bom ânimo”. Quanta gente desanimada, sem coragem para continuar;
• “Fortifique-se o teu coração”. Quanta gente caída sem forças para se levantar (v.14).

Pr. Eli Rocha Silva



Aniversário irmã Dusolina 22/08/2011 (95 anos)

quinta-feira, 18 de agosto de 2011


What Happens to Infants Who Die? ¿Qué pasa con los niños que mueren?

What Happens to Infants Who Die?


¿Qué pasa con los niños que mueren?

Creo que están todos guardados. En otras palabras, yo no compro el principio que dice que los niños nacidos en "familias pacto" son seguros, y los niños nacidos en el "pacto de no-familias" no lo son. Yo no voy allí.

Mi razón para pensar que están todos guardados es debido al principio en Romanos 1, donde Pablo afirma que todas las personas que conocen a Dios, y están "sin excusa", ya que no le honra o glorificar a él como Dios.

Su argumento es que no tienen excusa , porque ellos saben las cosas, como si la responsabilidad en la presencia de Dios en el Juicio Final se basará, al menos en parte, de si tuvo acceso a los conocimientos necesarios.

Y Dios dice que todos tenemos acceso al conocimiento, porque se pueden ver en las cosas que ha hecho y ver su poder y su deidad. Pero suprimir ese conocimiento en lugar de someterse a ella, por lo tanto, todos están condenados.

Así que la pregunta: OK, es el principio de ser criados en la que, si usted no tiene acceso a los conocimientos que le hace ser responsables, por lo tanto, usted no tendrá que rendir cuentas? Y creo que ese es el caso.

Creo que los bebés y los imbéciles, es decir, las personas con discapacidades profundas-no mentales tienen acceso a los conocimientos que serán llamados a explicar. Por lo tanto, de alguna manera, de alguna manera, Dios, por Cristo, cubre a estas personas.

Así que, en pocas palabras, por eso creo que todos los niños que mueren en la infancia son los elegidos y será, por medio de Jesucristo, guardan de manera que yo no sepa cómo, honra a Dios el principio de rendición de cuentas.

John Piper

Jornal Folha Nova Folha AD Joinville: Médicos podem agora orar com seus pacientes na Inglaterra

Jornal Folha Nova Folha AD Joinville: Médicos podem agora orar com seus pacientes na Inglaterra

Uma reflexão metafísica

Uma reflexão metafísica