LÍDERES E LIDERADOS COM O CORAÇÃO NA OBRA
Neemias 3.1-32
I – LÍDERES, AVANTE!
1. Eliasibe, sumo sacerdote, comandou os demais sacerdotes na reedificação do muro. Eliasibe entendeu que o trabalho pesado deveria ser feito também pelos que cuidavam da religião.
2. Acabaram fazendo o serviço completo: reedificação e consagração. Cada pedaço terminado era dedicado ao Senhor. Quanta alegria em edificar algo para Deus! Essa mesma alegria deve inundar a nossa alma quando tivermos que edificar a casa de oração (Templos).
II – A OBRA DEVE ENVOLVER A TODOS
1. A obra de Deus envolve gente de todas as procedências e profissões.
2. Pessoas que estavam acostumadas com serviços pesados como os de profissões mais leves: sacerdotes (v.1), ourives e perfumistas (v.8), líderes (governadores) e mulheres (v.12), levitas (v.17) e mercadores (v.32).
3. Sempre há aqueles que querem ficar à margem para ver em que tudo vai dar. Alguns nobres tecoítas não quiseram se envolver na obra (v. 5); é possível que não quiseram se submeter à Neemias. Os aristocratas não quiseram se misturar.
4. É interessante observarmos, que aparecem expressões que nos mostram o envolvimento de todos na obra de restauração: com os, junto a ele, também ao seu lado, ao lado destes, a cujo lado, ao seu lado, ao lado.
5. A obra que fazemos para o Senhor é de cooperação, não só cooperadores de Deus, mas de um ao outro.
III – A OBRA DEVE SER FEITA COM ARDOR.
1. No texto há uma referência a alguém que fazia a obra com grande ardor (v.20). A NVI diz que ele reparou com zelo. Uma tradução em espanhol diz que ele fez “con todo fervor”, isto é, fervorosamente.
2. Na verdade, houve da parte de Baruque, total envolvimento naquilo que fazia; ele colocou a sua alma na tarefa que lhe cabia. Que bom se todos nós agíssemos como Baruque naquilo que somos encarregados de fazer.
3. A palavra ardor em hebraico que é harah, indica tanto indignação, como fervor e empenho; e o que se pensa a respeito de Baruque, é que ele se empenhou.
CONCLUSÃO
Nem sempre a única obra a ser realizada na causa é a pregação e o ensino. Muitas vezes somos designados, por força das circunstâncias, a serviços mais pesados.
Em relação aos pastores, aos que se encarregam de atender às necessidades espirituais do rebanho, a orientação do Conselho Apostólico, é que aqueles se dediquem à pregação e à oração.
Mas se precisar...mãos na massa!
Pr. Eli Rocha Silva
IBJH 30/09/2008
quarta-feira, 1 de outubro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário