terça-feira, 24 de julho de 2012


JOVENS, SOIS FORTES!

João e Paulo tiveram muitos cuidados com a juventude. João escreve e diz que eles são fortes.           
Precisamos entender que os jovens são fortes sim; entender que eles podem realizar muito, pois têm potencial. Para João, eles não só eram fortes, como também ‘já venceram o maligno’. Mas infelizmente, nos últimos dias, temos visto muitos jovens sendo vencidos pelo maligno; muitos jovens estão caindo nas ciladas do diabo, que ‘ruge como leão para tragar’.
Se o diabo é o leão pronto para tragar, como pequeno Davi, cada jovem deve estar pronto para vencer o maligno leão. Para João, a vitória estava no fato de ‘a palavra de Deus permanece em vós’. Nenhum jovem cristão pode vencer o diabo sem o poder que vem de Deus. Mas tal poder não aparece como um passe de mágica, ou quando falamos palavras chaves: “Shazam, Pelos poderes de Grayskull!, etc”. O pode vem pela obediência; para os discípulos a palavra foi: “Fiquem em Jerusalém”. Termino a participação de João com o que ele mesmo escreveu: “Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele”. Querido jovem; ame o mundo apenas como campo de testemunho e evangelização.
                Paulo tinha também muito interesse pelo trabalho da juventude; não é sem razão que ele tinha no quadro de auxiliares dois jovens: Timóteo e Tito. Para Timóteo, que foi pastor em Éfeso, Paulo pediu que ele tivesse um comportamento de jovem exemplar; que ele deveria cuidar de si mesmo e da doutrina, que ele tinha que ordenar coisas e também ensinar. Se todos nós temos Paulo como um padrão de imitação, o apóstolo disse a Timóteo, que ele era o padrão de outros crentes (1 Tm 4.12). Tito, que também era um jovem auxiliar de Paulo, a tarefa também não foi de pequena importância; ele foi deixado em Creta por Paulo, ‘para que pusesse em boa ordem as coisas restantes’. Mesmo sendo jovem, o caráter espiritual de Tito era de tal maturidade, que Paulo disse que ele deveria exortar e repreender com autoridade. E que mesmo sendo jovem, é dito a ele o seguinte: “Ninguém te despreze”. A mocidade de Tito não seria desprezada por conta da sua autoridade espiritual.
                Que neste mês da juventude, Deus levante entre nós jovens de autoridade espiritual, jovens que sejam exemplos para muitos adultos, jovens que não se deixam vencer pelo diabo. A nossa oração deve ser a seguinte: “Deus, salve a nossa juventude (Brasil) e a proteja do males deste mundo” (João 17.15).
Amém.
Pr. Eli da Rocha Silva

Nenhum comentário: