sábado, 19 de dezembro de 2009

ELES NÃO ENTENDERAM O ESPÍRITO DO NATAL

ELES NÃO ENTENDERAM O ESPÍRITO DO NATAL


LUCAS 24.21A


Assim como os dois discípulos no caminho de Emaús, muita gente ainda não entendeu o espírito do Natal.

Os dois discípulos disseram das suas expectativas em relação a Jesus: “Nós esperávamos que fosse ele quem havia de redimir a Israel”.

A respeito da redenção eles estavam corretos. Mas, estavam incorretos, na questão 'tempo' e 'consumação', pois não perceberam que, verdadeiramente Jesus proveu a redenção. Vamos dizer que, eles não entenderam o ‘tempo’ e a ‘consumação’ da redenção.

Tem muita gente que ainda não entendeu o ‘tempo’ e a ‘consumação’ da redenção.

O tempo da redenção, diz respeito a Jesus nascer na plenitude dos tempos, ou seja, na hora fixada por Deus.
Quanto ao tempo, para muitos o tempo do Natal é de apenas poucos dias; ele dura menos que a ressaca das festas e das comilanças.
Mas o Natal deve ser duradouro, pois o objeto da sua própria existência é eterno.
Devemos dizer Não ao Natal do endividamento, e sim, ao Natal que nos solta de tudo que é vaidade, passageiro e sem significação. Jesus é o Natal que nos liberta. Ele mesmo disse: “Se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”.


Os discípulos de Emaús não se aperceberam que o Redentor veio; também não perceberam que o bebê nascido em Belém, anunciado pelos profetas, morto pelo seu povo, ressuscitado ao terceiro dia, andava lado a lado com eles, ouvindo suas lamúrias e suas decepções.
Pobres discípulos de Emaús; pobres homens desses nossos dias, que não entenderam ainda que o Natal é ‘consumação’.
Não consumação com efeito consumista, mas consumação com efeito de redenção, de resgate, de pagamento que liberta. Jesus disse: “Tudo está consumado”.
O empresário poderá dizer ao fechar o balanço, tudo está consumado, pois tudo foi consumido. O crente fecha o balanço que é a sua própria vida e diz: Glória a Deus! Tudo está consumado, a salvação se efetivou, a salvação aconteceu, o Redentor veio aqui, viveu entre nós e para si nos resgatou.

Que este Natal seja libertário para todos.
Que este Natal seja a consumação individual, que nos transporta dos pés da manjedoura para os pés da cruz.

Amém.

PR. Eli da Rocha Silva
Igreja Batista em Jd. Helena – Itaquera S.Paulo

2 comentários:

Unknown disse...

entrei pela primeira vez para dar uma olhada em seu blog. legal

Unknown disse...

parabéns pastor legal seu post.