sábado, 12 de dezembro de 2009

VAMOS CANTAR...ESTÁ CHEGANDO O NATAL!

VAMOS CANTAR...ESTÁ CHEGANDO O NATAL!


O Natal é uma das datas mais esperadas. Não só pelos presentes que recebemos (quando alguém se lembra de nós), mas também pelas coisas que podemos dar.
O Natal é o dia do nascimento de alguém. Oh! Que alegria o seu natal! é o que cantamos dominicalmente. Quando alguém nasce recebe presentes, e os pais dão lembranças aos que visitam o bebê.
O Natal nos lembra Jesus. O Natal não deve lembrar apenas presentes, mesa farta e encontro de familiares, roupa nova para estar na igreja. O Natal deve nos lembrar Jesus. Para o crente todo dia é dia de lembrar Jesus.
Jesus, Deus que se fez menino para vir habitar conosco.
O Natal de Jesus se deu em uma pequena vila chamada Belém Efrata, pequena entre as milhares de Judá (Mq 5.2).


1) LUGAR PARA CRISTO.

Não havia lugar de luxo para deixarem Jesus nascer. A hospedaria estava lotada; havia apenas um presépio que poderia ser alugado com algum desconto. Quis Deus que Jesus já começasse sem ter onde reclinar a cabeça. O lugar do seu nascimento foi em um presépio, que o dicionário diz ser ‘lugar onde se recolhe o gado; curral; estábulo’. Local naturalmente aromatizado.
Não havia lugar adequado para nascer o menino; Maria transformou o presépio, naturalmente aromatizado, no melhor lugar para por o menino. Maria, delicadamente, envolveu-o em panos, e deitou o seu bebezinho no ‘tabuleiro em que se põe comida aos animais no estábulo’ (Manjedoura). (Lc 2.1-7). (A IGREJA CANTA 31 CC (1,2))




2) CRISTO EM BELÉM
PASTORES TAMBÉM

Naquela mesma região havia pastores que estavam no campo, à noite, tomando conta do rebanho (Lc 2.8). Não sabemos quantos eram. Não sabemos sobre o que conversavam, se faziam revezamento durante a noite, se jogavam paciência ou não para passar a noite, até que chegasse o dia.
Sabemos que, alta noite, Luz celeste do Senhor, os cercou com resplendores. Os pastores ficaram apavorados. Talvez se fossem nós hoje, que vivemos apavorados diante de tanta criminalidade, faríamos uso do famoso pernas para que te quero?!.
Mas o anjo do Senhor diz a eles: Não temais (‘Acalmem-se, acalmem-se, respirem fundo...’). Estou trazendo boas notícias, notícias de alegria. É que hoje, na cidade de Davi, vos nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor (Lc 2.10,11). (A IGREJA CANTA 32 CC (1,2)).

3) NATAL

De repente muda o cenário, não se trata de um anjo apenas, mas uma grande multidão do exército celestial apareceu junto ao anjo, louvando a Deus e dizendo: Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens a quem ele ama (v.13,14).
Todo o temor se dissipou, os corações voltaram à calma. A harmonia do canto angelical traduziu em novas cores aquele novo cenário. (A IGREJA CANTA 27 CC).

4) NASCEU O REDENTOR

Os anjos tendo cumprido a missão se retiraram. Os pastores reflexivos ainda, se confabulam, fazem uma rápida assembléia extraordinária e decidem: Vamos já até Belém para ver isso que aconteceu e que o Senhor nos revelou (v.15). Havia tanta pressa, e todos queriam participar daquele momento de proclamação, que fico imaginando: o que eles fizeram com o rebanho? (Se fossem todos irmãos, certamente deixariam o caçula para cuidar dos lobos!).
Quando eles chegaram ao local, viram que os anjos lhes contaram toda a verdade, todos os fatos puderam ser comprovados: Nasceu o Redentor. (A IGREJA CANTA 28 CC).

5) NOITE DE PAZ

Quando os pastores entraram, viram o bebê no seu bercinho, e de tão alegres e eufóricos que estavam, começaram a falar todos ao mesmo tempo. Maria coloca o indicador nos lábios e em gestos e sons suaves lhes diz: ‘Falem baixinho, o bebê dorme!’. É noite de paz. Em uma noite de paz nós ouvimos até os grilos que cantam suas suaves canções. A cantoria da sapaiada parecem cantigas de ninar. É Maria nos dizendo: falem baixinho, o bebê dorme! (A IGREJA CANTA SUAVEMENTE 30 CC).

6) LUGAR PARA CRISTO

Por que veio Jesus? Por que veio de modo tão simples? A sua vinda foi simples, a sua vida também. Jesus deixou o seu reino de luz, e baixou a este mundo tão vil.
A respeito de Maria, Lucas escreve que ela via tudo, ouvia a todos, mas guardava todas essas coisas, meditando sobre elas no coração (v.19, 51b); assim foi com os pastores e com os doutores. Maria estava cuidando do Salvador do mundo.
Jesus veio para revelar-nos amor (Jo 3.16). Jesus nasceu para morrer em favor de todos os crentes. Mas Jesus continua o mesmo ontem, hoje e sempre. Ele convida as pessoas nos seguintes termos: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e meu fardo é leve".
Jesus ainda quer achar lugar; para todos que disserem: “Em minha alma há lugar; ó vem já!”, Jesus dirá: “Um lugar Te darei Eu nos céus”. (A IGREJA CANTA 31 CC (3,4)).
Que assim seja: que Cristo encontre nestes dias muitos corações para nascer.

PR. Eli da Rocha Silva
Igreja Batista em Jardim Helena – S Paulo - SP

Nenhum comentário: