sábado, 19 de março de 2011

A IGREJA E O ESPÍRITO
JOÃO 16.7-14

A PREOCUPAÇÃO:
Temos feito do nosso lar um lugar para viver o evangelho ou viver a vida da igreja? Há alguma diferença?
Quando vivemos o evangelho em casa, o nosso assunto fica relacionado às coisas realizadas por Deus em nossa vida; o evangelho é a nossa prática, é a nossa conversa diária. Falamos da importância do poder do Espírito Santo em nos orientar e nos modificar. Quando recebemos um irmão em casa é pura emoção e espiritualidade, é comunhão de fato.
Quando vivemos a igreja em casa, o nosso assunto é outro; ficamos presos às quatro paredes, somos crentes técnicos, queremos sempre melhorar o nosso campo de atuação; o que menos fazemos é nos preocupar com o outro. Afinal, somos técnicos. Quantas vezes eu defendi a instituição e atropelei o meu irmão!
Parece que nós nos tornamos crentes confusos; já não sabemos separar a igreja local da igreja que vive o evangelho.
Mas igreja não precisa ser assim, ela não precisa que vivamos a insensibilidade da tecnicidade; dos frios relatórios e dos planos megalomaníacos.
A igreja deve ser o melhor lugar para se estar; deve ser o lugar onde os irmãos primam pela comunhão e pelos bons relacionamentos; lugar aonde o forasteiro chega e sente que deve fazer parte da família.
Precisamos conhecer o que o Espírito faz na igreja com resultados na vida dos crentes, ou, na vida dos crentes, com resultado na igreja.

I – A IGREJA NASCE DA AÇÃO DO ESPÍRITO

1. “Ele convencerá” (v.8). A igreja nasce da ação do Espírito; o crente nasce da ação do Espírito. É Ele quem chega para nos convencer, para tratar conosco.
2. O Espírito nos convence de termos pecado, de sermos pecadores, e que se assim continuarmos recairá sobre nós o juízo de Deus.
3. Por maior pecador que alguém seja, o seu maior pecado é a rejeição de Jesus. O próprio Jesus deixou isso muito claro ao explicar o que Ele mesmo disse (v.8): “Do pecado, porque não creem em mim” (v.9).
4. Crer no caráter messiânico da Sua vinda; crer na sua divindade, sendo Jesus o Filho de Deus; crer que a salvação vem Dele; crer e aceitar Seu Senhorio.
5. O Espírito nos faz entender que o juízo de Deus está decretado sobre o mundo, e que o mundo jaz no maligno (v.11 – 1 Jo 5.19). O Espírito nos faz entender que, se escolhermos o lado do diabo, nós seremos condenados ao inferno juntamente com ele.
6. O Espírito nos faz entender que escolher o diabo é a pior e mais desastrosa das escolhas. Mas, vamos deixar claro que são poucos os que escolhem o diabo com entidade espiritual, como pessoa; quando alguém escolhe o sistema do mundo escolheu o lado em que o diabo está.

II – A IGREJA VIVE DA AÇÃO DE ANDAR NO ESPÍRITO

1. “Andai no Espírito”. Fomos escolhidos por Deus, e a Ele escolhemos. Quando escolhemos e fomos escolhidos? Quando fomos convencidos pelo Espírito Santo.
2. O Espírito falou tremendamente em nossos corações; Ele nos falou dos riscos que corríamos por não termos e não sermos de Cristo. Como resultado do Seu convencimento, preferimos e quisemos Cristo.
3. A aceitação de Cristo nos colocou em outro patamar, em outra esfera, ou, podemos dizer, em outro mundo. Estamos no mundo dos que andam no Espírito (Gl 5.16).
4. O nosso caminhar não é uma alienação; não significa que vivemos no mundo da lua (‘aluenados’). Quando Paulo nos deixa pensando em nossa ressurreição juntamente com Cristo (“se fostes” – fomos ou não?), ele nos sugere a busca e os pensamentos do alto (Cl 3.1,2).
5. Repito: Não é uma sugestão de alienação do mundo. Na verdade, eu e você devemos entender que existe um mundo melhor, além do horizonte; um mundo que você não vê, mas sente que há.
6. Voltando aos gálatas, a palavra de ordem é: “Andai no Espírito”. Paulo está falando do melhor modo de conduzirmos a nossa vida; trata-se de um novo hábito.
7. O resultado de ‘andar no Espírito’, é que não nos submeteremos aos desejos homem do pecado, aquele que insiste em lutar em nosso interior.
8. A igreja, cada crente, só terá sobrevida (vida depois desta) caso submeta a sua vida ao controle do Espírito na caminhada do Espírito.

III – A IGREJA MORRERÁ SE FAZER MORRER O ESPÍRITO

1. “Não apagueis o Espírito”. Ainda na temática a Igreja e o Espírito, outra situação que Paulo levanta é o ‘abafamento’ da ação do Espírito (1 Ts 5.19).
2. Logo acima falamos da nossa disposição de querermos andar no Espírito; agora, falaremos de deixarmos (ou não) que o Espírito ‘ande’ em nós, ou que Ele ‘queime’ em nós como cantamos: “Ateia o fogo do alto céu em cada coração” (171 CC).
3. Quando apagamos o Espírito da nossa vida? Quando não ouvimos mais a sua voz; quando o nosso pecado não nos permite ouvi-Lo. A barulheira do nosso pecado supera em muito a suavidade do Espírito.
4. Quando queremos viver para nós mesmos, sem nos preocuparmos com o tipo de vida que Deus quer para nós, apagamos a ação do Espírito.
5. Davi definiu bem essa questão no Salmo 51.10-12. Davi deixou-se vencer pelo pecado, e no seu estado de pecaminosidade, chegou a temer pela retirada do Espírito da sua vida.
6. Quando digo que a Igreja morrerá se fazer morrer o Espírito, não estou sugerindo que ela tem esse poder de matá-lo, mas que onde não há o Espírito há morte.
7. A igreja precisa deixar o Espírito agir; as ações da igreja devem ser pautadas pela ação do Espírito. Quando o Espírito age entre nós não há exageros.

CONCLUSÃO
A igreja precisa do poder espiritual para vencer neste mundo (161 CC); se não precisasse não teria vindo o Espírito.
Precisamos parar de discursar e de fazer debates teológicos sobre o Espírito Santo. O Espírito é dinamismo e não letra morta dos compêndios, dos livros de teologia.
A igreja nasceu da ação do Espírito; A igreja vive da ação de andar no Espírito; A igreja morrerá se fazer morrer o Espírito.
Que Deus nos abençoe.

Pr. Eli da Rocha Silva
20/03/2011 – Igreja Batista em Jd. Helena - Itaquera

Um comentário:

Unknown disse...

Sentí no meu coração um desejo muito forte de poder sentir essa comunhão na igreja, como antes sentí e era maravilhoso.
Depois de ler todo comentário da palavra,vem a vontade de mudar e mudar muito mas sei que só o espírito santo de Deus pode nos ajudar. Estudo a palavra em casa, mas o blog trás um esclarecimento bem amplo.
AGRADEÇO A DEUS PELA SUA VIDA, PASTOR ELIR.