sábado, 21 de maio de 2011

EM NOVIDADE DE VIDA OU COM O VELHO JEITO DE SER?
ROMANOS 6.4 “ANDEMOS EM NOVIDADE DE VIDA”.

I – A VIDA SEM NOVIDADE ALGUMA

É a vida do homem comum; o homem comum é o homem sem Deus; é o homem pós-desobediência. O homem comum é aquele que não entende as coisas de Deus, pois elas se discernem espiritualmente.
O homem em estado de obediência é aquele que vivia em permanente comunhão com Deus (Deus conversava com o casal no jardim). Infelizmente, o estado de inocência não durou muito tempo; é possível que o estado de inocência tenha sido menos que cem anos, visto que Adão gerou Sete com 130 anos (Gn 5.3).
Adão e sua família passaram a viver uma vida sem novidade alguma; a vida natural, a vida de todos os pecadores. A vida natural tem como base algumas características:
1. Em estado de espera de morte (Rm 6.23).
2. Em estado de provocar morte (Gn 4.5,8,9): Ira, Inveja, homicídio mentira e dissimulação.
3. Em estado de separação permanente de Deus (Gn 4.16). Caim afastou-se definitivamente da presença de Deus (Ver Gn 4.11-15).
4. O estado de separação prevaleceu para todos os homens. Canta Feliciano Amaral: ‘O homem sem Deus é alma em tormento é alma sem paz; é como a folha murcha que não pode voltar’.
5. A vida sem novidade é o que o autor aos Hebreus diz em 10.25 e o que Paulo diz a respeito de Demas (2Tm 4.10). A respeito de Demas, é preciso notar que ele voltou para a vida que tinha antes, para uma cidade que rejeitou o evangelho (Atos 17.1-14).
6. A vida sem novidade é a vida ausente de Deus, seja na igreja, seja no lar.

II – A VIDA IMPACTADA PARA SER DIFERENTE

Mas a vida pode ser diferente, e para sentirmos a diferença, ela deve ser impactada por algo. Todo impacto deixa marcas, e a vida impactada pela palavra de Deus tem marcas indeléveis (marcas que não podem ser apagadas).
A vida sem novidade pode ser resultado de uma vida sem marca indelével; o encontro não foi marcante, não fez diferença, não fez sair da rotina. O outro dia foi igual ao anteontem; entre eles, o dia que poderia ter feito a diferença.
A vida impactada pela Palavra de Deus, pela aceitação de Cristo, é o encontro que faz de alguém o que nunca tinha sido. Vamos ver algumas pessoas que foram impactadas pelo encontro com Cristo.

1. Quatro pescadores na Galiléia (Mt 4.18-22): “Eles deixaram tudo e o seguiram” (v.22).
2. O centurião que teve o seu servo curado (Mt 8.5-13): “Vai-te, e seja feito conforme a tua fé. E, naquela mesma hora, o servo foi curado” (v.13).
3. O paralítico em Cafarnaum (Mt 9.1-8): “(Jesus) disse, então, ao paralítico: Levanta-te, toma o teu leito e vai para a tua casa” (v.6).
4. Os judeus com a pregação de Pedro (At 2.14-41): “Então, os que lhe aceitaram a palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas” (v.41).
5. A pregação de Filipe em Samaria (At. 8.1-8): “E houve grande alegria naquela cidade” (v.8).
6. Saulo (Paulo) na estrada para Damasco (At. 9.1-19). O verso 20 nos diz a respeito de Saulo (Paulo): “E logo pregava, nas sinagogas, a Jesus afirmando que este é o Filho de Deus”. A diferença do Saulo (v.2) para o Saulo (v.22).
7. Quando alguém tem o encontro com Cristo, a sua vida não pode ser mais a que foi até ali; há de verdade, um divisor de águas (de vida): a.C e d.C.

III – RESULTADOS DA VIDA EM NOVIDADE

Paulo escreve aos Romanos e diz que devemos andar em novidade de vida. Aos coríntios diz que em Cristo tudo se fez novo. Com Cristo na vida é impossível continuar sendo o que fomos antes. Podemos então inferir, que quem continua igual não teve o encontro com Cristo.
Paulo escreve aos efésios e diz: “Quem furtava não furte mais” (4.28). O ‘mais’ de Paulo não significa que quem furtava deve continuar furtando o mesmo que furtava (atitude do velho homem); mas que deixasse definitivamente tal prática, que nunca mais furtasse.
Aos crentes em Roma, Paulo diz que o encontro com Cristo causa uma diferença radical: “Não ofereçam os membros do seu corpo ao pecado (...) mas a Deus” (Rm 6.13).
Aos crentes em Corinto, Paulo lembra a conduta antiga de alguns deles, para contrastar com a nova conduta em Cristo (1 Co 6.9-11): “lavados, santificados e justificados”.
Uma pequena lista das atitudes daqueles que foram salvos e receberam a novidade de vida:
1. Pensar nas coisas de cima (Col 3.1-3)
2. Pensar com a mente de Cristo (1 Co 2.16): “Nós porém temos a mente de Cristo”.
3. Viver a vida de Cristo (Gl 2.20): “Já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim”.
4. Viver a vida para Cristo (Fp 1.21): “Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro”.
A lista pode ser acrescentada com muitas outras coisas que marcaram e marcam a nossa vida de convertidos, de salvos em Cristo. Cada um pode fazer a sua lista particular, e perceber o quanto Cristo mudou a sua vida. Mas é possível, também, fazermos uma lista, do quanto não deixamos Cristo mudar a nossa vida.

CONCLUSÃO

A vida sem novidade alguma é a vida do homem natural, que vive em função de si mesmo; vive na base do seu egoísmo. A pessoa egoísta pensa e age assim: ‘Se não for para mim não será para mais ninguém’.
A vida impactada para ser diferente foi o que aconteceu conosco, mas ainda não aconteceu com muitos outros. A vida impactada nos ensina que agora somos o que não fomos antes: deixamos a vida velha e fomos feitos novos.
Os resultados da vida em novidade são perceptíveis; alguém é capaz de dizer que não somos mais a mesma pessoa.
Antes de alguém perceber que você mudou, perceba-se outra pessoa. Note que os seus anseios não são mais os mesmos.
Quando vivemos em novidade de vida damos um basta ao velho jeito de ser. Mas o velho jeito de ser que tivemos no passado continuará tentando nos fazer retroceder; mas, para que isso não ocorra Paulo diz: “Andem no Espírito e jamais satisfareis a cobiça da carne” (Gl 5.16).

Que Deus nos abençoe.

Pr. Eli da Rocha Silva
22/05/2011 – Igreja Batista em Jd. Helena – Itaquera – S.Paulo - SP

Nenhum comentário: