sexta-feira, 26 de agosto de 2011

A SUPERIORIDADE DA PALAVRA DE DEUS
2 Pedro 1. 16-21


v. 16 - Porque não vos demos a conhecer o poder e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo seguindo fábulas engenhosamente inventadas, mas nós mesmos fomos testemunhas oculares da sua majestade,

1. “A vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”. Pedro está falando da segunda vinda, da parousia.
2. O que os apóstolos não ensinaram coisas inventadas por eles, mas falaram coisas vistas por eles.
3. “Nós fomos testemunhas oculares”. Os discípulos, pelo menos três deles, estavam presentes com Jesus no ato da transfiguração: Pedro, Tiago e João (Mt 17.1-8 e paralelos).


v. 17 - pois ele recebeu, da parte de Deus Pai, honra e glória, quando pela Glória Excelsa lhe foi enviada a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.
v. 18 - Ora, esta voz, vinda do céu, nós a ouvimos quando estávamos com ele no monte santo.


1. “Ele recebeu, da parte do Pai, honra e glória”. Parece que Pedro estava falando como uma resposta à oração de Jesus cf. João 17.1.
2. “Glória Excelsa”. Esta expressão nos remete para Êxodo 24. 15,16 que diz: “A glória do Senhor pousou sobre o monte Sinai” (ARA); na ARC, “habitava a glória do Senhor”. A palavra hebraica é Shakhan, verbo que significa instalar-se, habitar. A glória (kabhôdh) do Senhor veio instalou-se, pousou (shakhan) sobre o monte. Moisés foi envolvido em todo aquele momento de glória, da marcante presença do Senhor (v.16).
3. “O meu Filho amado, em quem me comprazo” (cf. Mt 3.17). Pedro fala da confirmação que o Pai dera a respeito de seu Filho (Mt. 17.5).
4. “Esta voz...nós a ouvimos”. Pedro falava das coisas que tinha visto e ouvido (At 4.20).


v. 19 - Temos, assim, tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração,

1. “Confirmada a palavra profética”. Tudo o que foi dito a respeito de Jesus no Antigo Testamento.
2. A Palavra é a candeia que ilumina os nossos caminhos (Sl 119.105). Jesus é a Palavra que ilumina o caminho (Jo 1.4-9).
3. “Até que o dia clareie...”. Haverá um dia quando todas as coisas serão consumadas, é o dia da vinda do Senhor. É o dia da realização das coisas que os crentes nutrem em seus corações. É o que sentiu o poeta quando escreveu: “Vai ser esplendida, alvorada, tão sonhada” (Melodias de Vitória).


v. 20 - sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação;

1. “Sabendo, primeiramente, isto”. Os crentes deveriam ser firmes em suas convicções para se safarem dos falsos mestres.
2. Pedro está fazendo uma “Advertência relacionada aos falsos mestres do cap. seguinte; cf. 2Pe 3.16” (B.E.Almeida).


v. 21 - porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo.

1. Os profetas de Deus falaram da parte Dele. Tão diferente dos dias de hoje, que profetas falam o que querem, e muitos baseados em seus interesses pessoais, e com o que as pessoas gostariam de ouvir.
2. Paulo escrevendo a Timóteo fala da utilidade da Palavra inspirada por Deus (2Tm 3.16).
3. Deus quis usar homens, muitos em fraqueza, mas fortes no Espírito; homens que foram movidos pelo Espírito; tiveram a Palavra ‘soprada’ pelo Espírito.



Pr. Eli da Rocha Silva
28/08/2011 - Igreja Batista em Jd. Helena – José Bonifácio – São Paulo - SP

Nenhum comentário: