sábado, 3 de abril de 2010

ATÉ NA ÚLTIMA HORA O ENSINO É O PERDÃO

LUCAS 23.34

I – A ÚLTIMA FASE DA SUA PAIXÃO: JESUS É CRUCIFICADO (V.26-49).

1. “Quando chegaram ao lugar chamado Calvário, ali o crucificaram” (v.33). A crucificação era um método cruel e espetacular de execução. Era prática corrente naqueles dias, pois juntamente com Jesus, foram crucificados dois malfeitores.
2. Cumpre-se no Calvário a essência e o fundamento do plano divino de redenção (1 Cor 1.23,24). Na cruz foi paga a nossa dívida (Col 2.14). As forças do mal, que pensavam vencedoras, são vencidas por Jesus, que triunfa sobre elas na cruz (v.15).

II – NA ÚLTIMA FASE DA SUA PAIXÃO, O DESEJO DE PERDOAR

1. A dor dos pregos não tirou de Jesus o amor pelos que o maltratavam; a dor de dos pregos não anestesiaram o coração de Jesus.
2. A versão KJ traz: “Apesar de tudo, Jesus dizia: ‘Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo’” (Lc. 23.34). O Senhor intercede por todos que queriam a sua morte: seguidores, sacerdotes, Pilatos e até mesmo Barrabás.
3. A cruz seria o grande benefício daqueles homens e de todos os pecadores.
4. Mas é bom que se saiba que o perdão não acontece sem o arrependimento. Havia da parte de Jesus o desejo de perdão aos que o ofendiam.

III – NA ÚLTIMA FASE DA SUA PAIXÃO, O PERDÃO NA PRÁTICA

1. Na própria cruz, ainda em vida, Jesus assegura a um dos criminosos, mediante a sua pública profissão de fé, que após ambos morrerem, encontrar-se-iam no paraíso (v. 39-43). Aquela não era uma sentença de morte, mas uma palavra de salvação. Podemos dizer que aquele homem estava no lugar certo na hora certa.
2. Foram seis horas de agonia. Jesus sofreu na cruz das 09:00 às 15:00 horas. E nesta última hora Ele clama em grande voz: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito” (v.46). A morte não podia vencê-lo; Ele voluntariamente se entregou. Naquela hora Ele reassume a sua posição diante do Pai.

CONCLUSÃO
Com a sua morte na cruz Jesus estende a nós:
• O perdão das nossas culpas
• A salvação que é imediata: Hoje
• Garante aos crentes sua maravilhosa companhia: Estarás Comigo
• E um lugar eterno, para uma vida que é eterna: No Paraíso.
Amém.

Pr. Eli Rocha Silva IBJH 4/04/2010

Nenhum comentário: