domingo, 19 de setembro de 2010

POR UM BRASIL VERDADEIRAMENTE FELIZ
SALMO 33

Qual tal sido a nossa oração rotineira? Com certeza é o tema de missões nacionais. Nós queremos mesmo um Brasil verdadeiramente feliz.
O tema nos leva a pensar que no Brasil há alguma felicidade, ou, o Brasil tem alguma felicidade. Mas o que nós queremos é que ele seja verdadeiramente feliz.
Como se chega à felicidade? Alguns podem responder que a felicidade é ter dinheiro, casa, carro, bom emprego, segurança e saúde. Se isso fosse verdade, por que vemos tantas pessoas infelizes, mesmo tendo tantas coisas?
Para muitos a felicidade será ganhar as eleições. O político se diz feliz por poder fazer mais metrô, mais policlínicas, mais escolas, mais de tudo e mais um pouco.
Nós crentes sabemos que todas essas coisas são boas e necessárias. Mas o conceito de felicidade para nós vai além da idéia de possuir coisas. O nosso conceito de felicidade é cristão, é bíblico.
Alguém pode ser feliz algum tempo (ganhar o mundo inteiro) e pode da noite para o dia tornar-se eternamente infeliz (perder a alma).
Mas ser evangélico não é pregar ser infeliz aqui para ser feliz lá; ser evangélico é viver a felicidade aqui, que continuará lá.
A felicidade é um tema bíblico. Deus nos fez para sermos felizes. Pelo menos eu acredito assim. Infelizmente, do Éden para cá, a felicidade parece que passou a viver sob condicionantes. Alguém diz: felicidade para mim é ver outros felizes.
O salmista definiu como o Brasil pode ser verdadeiramente feliz: “Feliz a nação cujo Deus é o Senhor”. Alguns então podem dizer: “Beleza! O Brasil é um país católico, logo, Deus é o seu Senhor”. Será?

O salmo 33 e muitos outros textos ensinam que devemos continuar orando Por um Brasil verdadeiramente feliz. Mas o Brasil só será verdadeiramente feliz quando: (Divisão do Com. Bíblico Moody)

I – ATENDER AO ‘CHAMAMENTO À ADORAÇÃO’ (1-3)
1. Gostaríamos de ver isso ainda no Brasil. Mas querer não significa que podemos declarar ou determinar que assim seja.
2. Mas, parece que o texto não nos ensina a unanimidade nacional, pois ele fala diretamente aos justos, conclui-se, portanto, que haja também injustos.
3. Alguns verbos aqui no texto só têm sentido na boca daqueles que buscam ao Senhor e Lhe pertencem: Exultai, celebrai, louvai, entoai e tangei.
4. Aqui se trata da nação que se rende ao Senhor em perfeita adoração. Há, aliás, a exigência de se tocar com arte e com júbilo (v.3).

II – APRECIAÇÃO E ‘LOUVOR À PALAVRA DE DEUS (4-9)
1. O salmista expressou o que sentia a respeito de Deus e da sua palavra: fidelidade e retidão (v.4). Qual é o lugar da Palavra de Deus em nossa Nação?
2. O que os justos podem esperar de Deus: justiça, direito e bondade (v.5)
3. Voltando a palavra de Deus, pois foi através da palavra que todas as coisas foram criadas (v. 6,9).




III – ATENÇÃO E ‘LOUVOR AO CONSELHO DO SENHOR’ (10-12)
1. Deus (Jeová) está acima das nações. As nações só fazem e acontecem até o limite estabelecido por Deus. Os desígnios das nações dependem da aprovação do Senhor (v.10).
2. O que os povos devem saber sobre Deus: “O conselho do Senhor dura para sempre”. O que Deus estabeleceu, estabelecido está; nunca será mudado.
3. Os propósitos de Deus são de geração em geração. Assim Ele agiu com Abraão e assim age conosco (v.11).
4. A nossa não é do tipo que busca saber a vontade de Deus? O salmista diz que Feliz é a nação cujo Deus é o Senhor. Podemos dizer que Deus é o Senhor do Brasil?
5. Embora a segunda parte do verso 12 possa se referir a Israel, o que é dito nele vale também para toda nação que coloque Deus como seu Senhor.

IV – GRATIDÃO E ‘LOUVOR À VIGILÂNCIA DO SENHOR (13-19)
1. A boa notícia é que Deus não esqueceu o mundo. Deus não se esqueceu do Brasil. Ele olha, observa e contempla as obras dos homens.
2. Por mais poderosos que sejam os governantes, não há rei que se salve com o poder dos seus exércitos (v.16).
3. Mas onde está Deus quando tudo parece mal? Deus está presente (v.18).
4. E quando as coisas não acontecem como queremos; quando o emprego é escasso, a inflação corrói o nosso dinheiro e a doença nos acomete? Deus está presente (v.19).

V – CONFIANÇA IRRESTRITA E DEPENDÊNCIA DO SENHOR (20-22)
1. O que os crentes brasileiros podem dizer a respeito do país onde tudo pareça estar indo bem? Nossa alma espera no Senhor.
2. E se acontecer do quadro político e econômico mudar; e no lugar da abundância tivermos escassez? Nossa alma espera no Senhor (v.20).
3. Por mais que nos esforcemos ver o Brasil caminhar bem, um Brasil verdadeiramente feliz, particularmente, cada crente pode e deve dizer: “Nele (em Deus), o nosso coração se alegra, pois confiamos no seu santo nome” (v.21). A alegria Nele não depende de circunstâncias favoráveis.
4. Não podemos pensar que um Brasil verdadeiramente feliz dependa dos ventos favoráveis à economia, com aumento da nossa renda, da facilidade de fazermos uma faculdade ou acesso à saúde de primeiro mundo.
5. O Brasil verdadeiramente feliz é aquele que diz como o salmista: “Seja sobre nós, Senhor, a tua misericórdia, como de ti esperamos”. (v.22).

CONCLUSÃO
O Brasil só será verdadeiramente feliz quando entender que a sua esperança deve estar no Senhor.
O Brasil só será verdadeiramente feliz quando disser: Deus é o Senhor da nossa nação.

Pr. Eli da Rocha Silva
Igreja Batista em Jd. Helena - 19/09/2010

Nenhum comentário: