terça-feira, 20 de dezembro de 2011

DEUS CUIDA DE NÓS

Deus cuida de nós de modo diferenciado; Ele cuida de nós melhor que cuidamos das nossas crianças, dos nossos filhos. Nós não saímos um instante sequer do raio de visão de Deus. Deus vê de todos os lados; não há nada que Deus não veja.
É tão importante sabermos isto; é tão importante pregarmos isto; é tão importante vivermos disto.
Dois homens viveram este cuidado permanente de Deus. Cada um deles viveu os cuidados na proporção dos propósitos de Deus. Cada um deles pode verbalizar em oração o que entendia a respeito de Deus e de si mesmo.
Muitas vezes não fazemos este paralelo ‘eu e Deus’. Quando fizermos o paralelo gritaremos como Isaías: “Ai de mim! pois estou perdido”.
Parece que não gostamos de dar o braço a torcer nem para Deus; mas se dermos, Ele torce, mas Ele mesmo cura. O Profeta Oséias escreveu isto de modo glorioso: “Vinde, e tornemos para o Senhor, porque ele despedaçou e nos sarará; fez a ferida, e no-la atará. Depois de dois dias nos ressuscitará: ao terceiro dia nos levantará, e viveremos diante dele. Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como a chuva serôdia que rega a terra” (6.1-3).

I – O QUE DISSE JACÓ?

Gên 32:10 Não sou digno da menor de todas as tuas beneficências e de toda a fidelidade que tens usado para com teu servo; porque com o meu cajado passei este Jordão, e agora volto em dois bandos.

1. Jacó se coloca diante de Deus crente da sua pequenez; hoje está muito difícil crer na própria pequenez. Tem gente que só falta querer mais que ‘imagem e semelhança’ de Deus.
2. Do que Jacó não era digno? Das mesmas coisas que nós também não somos: da Sua misericórdia e da sua fidelidade.
3. Outra coisa que vemos no crente Jacó, era a crença de que era servo. Quem crê que é servo se satisfaz em servir. A relação servo-senhor nem sempre era marcada por misericórdia e fidelidade; nenhum servo cobra isso do seu senhor.
4. Deus, diferente de qualquer senhor, trata os seus servos com beneficência e fidelidade.
5. O servo que é feliz por ser servo sabe que não merece nada. De Deus é a graça, de Deus é o favor.

II – O QUE DISSE JEREMIAS?

1. Jeremias não desistiu mesmo não sendo fácil ser profeta. Os profetas modernos talvez não lembrem em nada Jeremias.
2. Muitos de nós, pastores, estão desistindo do pastorado quando ele parece não ser fácil. É verdade que existem pastorados mais fáceis que outros. Principalmente, quando o número de ovelhas com DNA de ovelha é maior.
3. Um pastor amigo nosso brincava ao falar da ovelha híbrida, aquela que não é puro sangue. Pode acontecer de ser encontrada a ovelha com rabo de cabra, casco de bode e para piorar, cheiro de lobo.
4. O ministério de Jeremias não foi fácil (Leia Jr 11.18,19; 16.1; 18.18; 26.8; 37.15). Mesmo não sendo um ministério fácil, Jeremias fez de tudo que viu e viveu na pele, um poema dividido em cinco partes.
5. Jeremias não reclamou não maldisse o seu chamado profético; ele saiu mais forte do que entrou na vida e no ministério.
6. Ele pode dizer do que sentiu: Lam 3:22 A benignidade do Senhor jamais acaba, as suas misericórdias não têm fim; Lam 3:23 renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade.
7. A alma sabia muito bem que o Senhor era a sua herança a sua porção, a sua parte. Assim, colocava no Senhor toda a sua esperança: A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto esperarei nele. Lam 3:24
8. Terminamos este pequeno trecho com a palavra de Jeremias que nos dá plena confiança: Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca. Lam 3:25
9. Podemos viver na mesma confiança que viveram Jacó e Jeremias: Deus cuida de nós.

Amém

Pr. Eli da Rocha Silva
20/12/2011 - Culto no lar da irmã Dusolina

Nenhum comentário: