sábado, 31 de dezembro de 2011

PREOCUPAÇÕES E DESPREOCUPAÇÕES CRISTÃS
MATEUS 6.32a-33


I- A DESPREOCUPAÇÃO EM SABER DO REINO


1. Jesus nos faz ver, pensar e saber, que nos preocupamos com muitas coisas que não podemos resolver. Por outro lado, pode haver em nós muita despreocupação com as coisas que verdadeiramente deveríamos nos preocupar.
2. Em relação às necessidades naturais, Jesus nos faz saber o que o Pai sabe a respeito de nós: que necessitamos de todas elas (v.32 a).
3. Jesus nos faz saber o que o Pai sabe a respeito de nós, para que não achemos que Deus não sabe do que precisamos, e que Ele não tem cuidado de nós.
4. O muito cuidado com as coisas que não deveriam nos preocupar, roubam o tempo que deveria ser investido no que deve preocupar mais.
5. Para Jesus a preocupação maior deve ser em busca o reino de Deus em primeiro lugar. Não sei em que grau os crentes têm buscado primeiro o Reino; não sei também em que grau está o interesse dos crentes pelo Reino; já não sei também se de fato os crentes estão preocupados em saber do Reino ou não.
6. Pelas minhas observações, tem muito crente que não está ligando a mínima para o Reino. Digo que Deus não ligará a mínima para os que desprezaram o Seu Reino. Deus não vai chorar o leite derramado!
7. A vida no Reino deve obedecer às regras do Soberano. Digo também, que as regras do Reino são colocadas diante dos súditos pela igreja. A igreja é a agência conhecida do Reino. A negação da igreja e das regras do Reino trará à luz quem serve a Deus e quem não serve (Ml 3.18).
8. O próprio sentido do Reino trará também à luz quem serve para Deus e quem não serve para Deus. Se quisermos ser crentes que valham à pena, devemos querer servir ao Reino, sendo úteis no serviço aos nossos irmãos.
9. Outra opção é ser crente qualquer, ou, qualquer coisa crente, ou, qualquer nada que seja, ou, agir como se fosse não sendo nada, ou, sei lá o quê, ou, imagine você mesmo!
10. Lamento ter que dizer! Estamos vivendo um tempo de igreja onde muitos crentes não estão muito ligados no que Deus quer ou não, no que Ele pensa ou deixa de pensar.


II – AOS PREOCUPADOS COM O REINO

1. Eu gosto muito da figura do remanescente. Deus ama o remanescente. O remanescente é o pequeno grupo com o qual Deus pode contar.
2. Deus não conta com as grandes massas; talvez não conte cem com as grandes igrejas. Hoje é dia de igreja cheia de vazio. Hoje é dia de crentes réveillon.
3. Hoje é dia de crentes afro-religiosos; crentes que se vestem branco e vão à beira da praia; crentes que dão os seus pulinhos sobre as ondas e alguns que vestem roupas íntimas de cor picante, para dar sorte no amor.
4. Mas destes aí, que eu disse acima, muitos entre eles não sabem amar. Quem faz o amor dar certo não são roupas de cores picantes ou quentes. Estes crentes que preferem a praia à alegria da oração na igreja, já perderam há muito o sentido de igreja e Reino.
5. Volto a dizer: Deus espera muito do remanescente. Os que querem agradar a Deus em todas as coisas, e em primeiro lugar, têm a promessa de que todas as coisas vos serão acrescentadas (v.33). E o que age diferente, não terá nada acrescentado, ou até o que tem lhe será tirado? (Mt 25. 28,29).
6. Acredito que tem crente que vai hoje à igreja. Eu prefiro acreditar que tem crente que vai agradecer pelo ano 2011 e suplicar por um ano 2012 feliz, na igreja. Acredito que tem muito que acredita que a oração do justo pode muito em seus efeitos; imagine um montão de justos orando juntos na igreja! Que bênção; que alegria!
7. Para os preocupados em agradar ao Senhor do Reino eu repito o que disse Jesus: “Vosso Pai celeste sabe que vocês precisam de todas as coisas necessárias para a vida” (Mt 6.32a).
8. Para não nos preocuparmos com as coisas em demasia, Jesus disse: “Não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal” (v.34).
9. Que não comecemos o ano de 2012 plantando o nosso próprio mal. Que comecemos o ano de 2012 crendo que o que precisarmos, segundo a vontade de Deus, o Senhor acrescentará.

Pr. Eli Rocha Silva
31/12/2011 – Igreja Batista em Jd Helena

Nenhum comentário: