sábado, 15 de fevereiro de 2014

A FÉ NÃO É DE TODOS

PORQUE A FÉ NÃO É DE TODOS
(2 TESSALONICENSES 3.2)

1.     A fé não é de todos, mas existem aqueles que são do grupo da fé, da mesma fé.
2.     Mesmo os que têm fé vivem aqueles momentos que parece que a fé se foi; talvez tomados pelo desespero, pela oração não respondida.
3.     Para alguns o sentimento é de que a fé vai minguando, vai ficando ralinha, insuficiente para bater, pedir, porque o dar-se-vos-á passa a ser uma coisa distante.
4.     O pensamento de que a fé se foi, ou está quase partindo, deu um sentimento e uma inspiração para alguém escrever: “Se a fé por vezes falta, quando o sol não posso ver”. O que fazer então quando tudo parece perdido mesmo, e à nossa frente apenas escuridão e desespero? O autor do hino dá resposta à suas próprias angústias: “A Jesus eu digo humilde: Oh, vem meu piloto ser”.
5.     Algumas vezes nós mesmos escondemos o sol porque quisemos dirigir as nossas vidas. Mas quando percebemos que não podemos, é urgente que nos humilhemos diante de Deus e peçamos que ele volte a tomar a direção, voltar a ser o nosso piloto.
6.     Outro escritor poetizou em cima dos problemas da sua fé: “Oscilando minha fé”. Quando a nossa fé vive de momentos fortes e de momentos muito fracos; quando deposito a fé em que tudo não vai dar certo mesmo?   O autor responde: “Cristo valerá”. E ele completa: “Seu amor por mim não muda, sim, me valerá”.
7.     Como já dissemos, a fé deficiente pode ser uma constatação; uma vez constatada, é preciso querer melhorar. Conscientes da fé deficiente, os discípulos disseram a Jesus: “acrescenta-nos a fé”.
8.     A fé precisa também ser fortalecida, dinamizada, alimentada. Paulo fazia todo um trabalho de fortalecimento da fé da igreja (Atos 16.1-5).
9.     Algumas pessoas têm uma fé diferenciada, uma fé singular, uma fé que não foi vista em lugares que deveriam ser o berço da fé. Jesus disse a respeito do centurião de Cafarnaum: “Em verdade vos afirmo que nem mesmo em Israel achei fé como esta” (Mt 8.10).
10.                       A fé pode ser colocada em ação, ser operosa, fazer as coisas acontecerem. Paulo exaltou a operosidade da fé dos crentes da Tessalônica (1 Ts 1.3).
11.                       O apóstolo Paulo na inspiração do Espírito e pela sua própria constatação, disse a respeito das pessoas dos seus dias, que “A fé não é de todos”. Nós hoje podemos fazer a mesma constatação. Mas que não seja uma autoconstatação; que não cheguemos ao fim com a sensação de não termos guardado a fé e perdido a carreira.
12.                       Encerrar com o hino 322 CC


Pr. Eli Rocha Silva

16/02/2014 – IGREJA BATISTA EM JD HELENA – ITAQUERA- S.PAULO

Nenhum comentário: