terça-feira, 16 de março de 2010

MOSTRANDO A VERDADE DA NOSSA FÉ

Tiago 1.2-5

“Mas eu sei em quem tenho crido”. É possível que nós todos possamos dizer o que Paulo disse sem medo de errar. É preciso que saibamos mesmo em quem temos crido, pois as coisas que têm acontecido nos últimos dias podem ou não fortalecer a fé a alguém.
De um lado temos os problemas naturais da vida; de outro, aqueles que nós mesmos procuramos ou nos deixamos levar.
Nós vivemos em mundo avesso ao ensino bíblico; digo tão somente a respeito do mundo evangélico, chamado cristão.
Tiago deve ser tido, por muitos, como um escritor antiquado. Para os crentes de hoje, o que importa mesmo é se dar bem em todas as situações; não estou falando de se levar vantagem, mas de não admitir que algo possa dar errado na vida do crente.
Se Tiago pregasse o evangelho hoje, morreria de vergonha com tanta coisa que tem acontecido no meio chamado evangélico.
Se Tiago pregasse hoje, talvez nem público teria, pois o que ele nos ensina nos versículos desse texto foge totalmente ao que muitas pessoas buscam.

I – PARA MUITOS, TIAGO SERIA O APÓSTOLO DO MASOQUISMO (v.2)

1. “Tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações” (v.2). Para muitos, o ‘passardes por várias provações’ é conseqüência de pecados. Hoje, Paulo seria considerado um pecador (embora fosse, como todos nós somos), pois sofreu em muitas circunstâncias.
2. Mas para Tiago, acontecendo de alguém passar por várias provações, seria motivo “de toda alegria”. É interessante que não se trata de uma alegria simples, comum, mas de uma alegria em toda a sua plenitude.
3. Sendo ele completo na ‘alegria’, é também nas provações, pois diz ‘por várias provações’. Confesso que não é fácil passar por tais situações na vida. Mas o ensino é que algum fruto há de vir por conta das dificuldades.
4. As aflições que Jesus disse que teríamos (João 16.33) podem nos acontecer naturalmente porque vivemos, ou porque professamos a nossa fé; mas, qualquer que seja a causa da aflição, não deve ser motivo de nosso desânimo e desistência, mas de alegria (Atos 5.41).

II – NÃO É SEM RAZÃO QUE TIAGO FALA DA ‘TODA ALEGRIA NAS PROVAÇÕES’(v.3).

1. Tiago quer falar a respeito de fé. Ele alia provação e fé. É possível pensarmos em como ter uma fé nunca provada? Há como sabermos sobre a fé sem a vermos sendo provada? Na verdade queremos apenas a boa parte: a fé.
2. Tiago está falando aqui de uma fé resistente, que não se deixa vencer pela própria dificuldade. Fala da fé, que vencida as provações, chega a um determinado lugar, que ele chama de ‘uma vez confirmada’(v.3).
3. A fé que fez chegar, independente dos traumas do trajeto, agora confirmada, estabelecida, enraizada, coloca o crente em um patamar chamado ‘perseverança’.
4. A perseverança é coisa própria dos que chegam lá, pois pela fé, venceram as provações. Ninguém mais fala em provações, mas só em facilidades que a fé deve proporcionar (O carro, o apartamento, as ações em empresas, o pastorado bem sucedido, os filhos nas melhores universidades).
5. Os heróis da fé são uns fracassados. Hebreus 11 para muitos deve ser motivo de piada. Ao invés de ‘heróis da fé’, o capítulo deveria ser chamado de ‘os fracassados na fé’.
6. Para Tiago não, a fé, as provações, a perseverança, eram coisas que lapidavam o caráter cristão.


III – PARA TIAGO, OS MOMENTOS DIFÍCEIS SÃO O CAMINHO DA PERFEIÇÃO (V.4).

1. Quem não gosta de perfeição! Nós nos admiramos quando fazemos algo bonito. Quando possível, mostramos a todos o que nós mesmos realizamos. É assim que entende Tiago o que escreve.
2. Na trilha que somos encaminhados pela fé até a perseverança, parece-nos ser apenas uma parte do percurso, pois ‘a perseverança deve ter ação completa’. Quem perseverou metade do caminho, não perseverou.
3. Quando por alguma razão passarmos por provações, e perseverarmos até o fim (ação completa), teremos como resultado na vida cristã a perfeição. Tiago não quis ensinar que apenas com as provações nos tornamos perfeitos, mas que, se formos provados, todas as coisas podem trabalhar em favor da nossa maturidade cristã.
4. Há muita gente imatura no meio cristão. Conversando sobre ‘discussões’ pentecostais, eu disse que o que vejo em muitos crentes é um ‘retorno à infantilidade’ (1 Co 3). Existem muitos cristãos que nunca buscarão ser melhores; e pior, conseguirão continuar na mesmice.
5. Tiago tinha o desejo que os cristãos das doze tribos espalhas pelo mundo (v.1), fossem todos íntegros, completos, sem falta alguma. Assim como Jó, que não tinha nada do que pudessem acusá-lo, nem mesmo o Diabo.
6. Tiago diz que a ação completa da perseverança nos faz perfeitos e íntegros, em nada deficientes. No trato com a vida cristã, em que temos mostrado deficiência? Se é que somos maduros a ponto de vermos em nós alguma deficiência.
7. Se nós temos falta de alguma coisa é porque não pedimos a Deus. Se não temos sido sábios quando devíamos ser é porque não pedimos a Deus, ‘que a todos dá liberalmente e nada lhes lança em rosto’ (v.5).

PR. Eli da Rocha Silva OPBB/SP 2036
Igreja Batista em Jardim Helena – Itaquera – São Paulo – SP 16/03/2010

Nenhum comentário: