quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

NO NATAL, UM PRESENTE ESPECIAL PARA A HUMANIDADE

JOÃO 3.16

Natal é o dia do nascimento de alguém. Criaram até um momento especial chamado de 'chá do bebê'. Nesse dia, muitos são os presentes.
Mas, e o Natal que não lembra dores de parto, falta de lugar na maternidade e transeuntes que ajudam? O Natal da insensibilidade, do não tenho nada com isso?
O Natal avesso do Natal. O Natal que lembra apenas presentes, mesa farta e encontro de familiares; o Natal das roupas novas e o Natal daqueles que não têm nada.
O Natal deve nos lembrar Jesus; para o crente todo dia é dia de lembrar Jesus; de fazer Jesus nascer no coração.

Natal é dia de lembrar o Natal de 365 dias: o Natal do Cristo que continua nascendo. Não nasce mais em estrebaria e nem precisa de manjedoura. Foi-se o tempo de colocar os nossos olhos apenas no presépio. Quem se detém diante do presépio não vislumbra o que está depois da cruz.
O Natal, que não se parece em nada com o Natal que está aí, é o Natal de Deus. É o Natal que Deus dá presente. Ele presenteou diferente do nosso modo de presentear; Ele presenteou de tal maneira que deu o tinha de mais precioso. Quando presenteamos não damos o nosso bem mais precioso, embora possam ser preciosos para quem os receba.
Aquele que presenteia, o faz de coração aberto, procurando fazer a humanidade feliz. Mas, Aquele que presenteia dá liberdade aos presenteados em aceitar ou não o presente: Para que todo aquele que nele crê.

Receber ou não o presente, não altera em nada a disposição Daquele que decidiu presentear. O presenteador é imutável, não precisa melhorar e não existe em relação a Ele a idéia de ficar ruim, Ele é o que é, e Ele mesmo disse “Eu sou o que Sou”.

A melhora, o resultar-se diferente, é coisa acontecida no que recebe o presente de Deus, nos seguintes termos: Não pereça, mas tenha a vida eterna.
Diferente dos outros presentes que ganhamos; presentes que se acabam com o tempo; de outros esquecemos em algum canto da casa, e de alguns outros trocamos por coisa mais interessante, o presente de Deus recebeu o nome de Emanuel. EMANUEL É O CUMPRIMENTO DA PROMESSA

1. O anjo não tem dificuldades em aplicar o texto profético a Jesus, no intuito de aliviar o coração de José, que havia resolvido deixar Maria secretamente (Mt. 1.23).
2. Em Lucas, o anjo diz aos pastores que Emanuel, já é conosco: “É que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor” (2.11).
3. A chegada de Emanuel é razão de nossa alegria. O anjo diz aos pastores: “Não temais; eis que vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo” (Lc 2.10).
4. Em João vemos o Emanuel: “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai” (1.14).
5. No deserto Deus estava presente no tabernáculo (Êxodo 40.34-38); na nova dispensação, chamada da graça, Deus “tabernaculou”, isto é, em Jesus, Ele habitou entre nós. A Shekinah já aconteceu: Deus veio morar conosco.

Jesus é então, para nós, os crentes de todas as épocas, o presente especial de Deus: o presente sempre presente em nós. Disse Jesus: “A pessoa que me ama obedecerá a minha mensagem, e o meu Pai a amará. E o meu Pai e eu viremos viver com ela” (Jo 14.23 NVI). Ele disse ainda: Eis que estou convosco sempre (Mt 28.20).
Esse é o jeito de Deus presentear: o seu presente não se acaba, é permanente, não precisa de manutenção e também não cai em desuso; o presente de Deus é o Filho, que para nós significa ter vida eterna.

Esse presente pode ser encontrado em qualquer dia e qualquer hora: ele não está subordinado ao horário comercial. Como convidou o Senhor por intermédio de Isaías, para possuir esse presente basta querer e vir: “Venham, os que não têm dinheiro! Venham, que é tudo de graça (Is 55.1).

A palavra de Jesus é a seguinte: Quem ouve as minhas palavras e crê naquele que me enviou tem a vida eterna (Jo 5. 24).
Vida eterna é a razão do Natal. Jesus nasceu e morreu para que fôssemos presenteados com a vida eterna.
Amém.

PR. Eli da Rocha Silva
19/12/2010 - Igreja Batista em Jardim Helena – S Paulo - SP

Nenhum comentário: