sábado, 23 de abril de 2011

A EXPERIÊNCIA COM DEUS MUDA O INDIVÍDUO

I – A EXPERIÊNCIA QUE MUDOU JACÓ (GENÊSIS 28. 13-22).

1. Despertado do sono, Jacó declara a sua ignorância: “Na verdade, o SENHOR está neste lugar, e eu não o sabia” (v.16).
2. Jacó temendo (v.17) agiu reverentemente, com honra e respeito. Foi assim que se portou Jacó, exclamando: “Quão temível é este lugar!” Para Jacó, ali era um lugar de reverência. A NTLH usa uma variante hebraica e traduz assim: “Este lugar dá medo na gente”.
3. Jacó conclui: “É a Casa de Deus, a porta dos céus”. Portanto, lugar de adorar e fazer votos (v.18-22).
4. Jacó sentiu que a partir daquele dia não seria mais a mesma pessoa: ele teve uma experiência com Deus.
5. Jacó sentiu que devia selar a sua experiência fazendo votos a Deus: “Se Deus for comigo (...) certamente eu te darei o dízimo” (v.20-22). O voto de Jacó era baseado na promessa vs.13-15. Em razão da promessa alguns comentaristas dizem que é preferível pensarmos em Jacó dizendo: “Visto que Deus está comigo”.
6. A experiência com Deus o levou a comprometer-se com Deus: “O Senhor será o meu Deus” (v.21); “E a pedra, que erigi por coluna, será a Casa de Deus (...) eu te darei o dízimo” (v.22).
7. A nossa experiência de salvação, que é única, que é pessoal e intransferível, deve levar-nos a fazer votos e assumir compromissos de fidelidade com o Senhor.

II- A EXPERIÊNCIA QUE MUDOU ISAÍAS (ISAÍAS 6. 1-8).

1. A experiência de Isaías, em nada diferente nos resultados da de Jacó, vai transformá-lo em um homem capaz e operoso na obra de Deus.
2. Ele nos informa: “Eu vi o Senhor”. Isaías usa Adonay. Expressão que sendo falada em lugar de Yaveh, exprime reverência. Isaías estava vendo a Majestade.
3. Como se apresentava o Senhor: “Assentado sobre um alto e sublime trono”. Postura soberana.
4. Como Jacó, Isaías vê seres celestiais, que clamavam uns para os outros (v.2,3): “Santo, santo, santo é o SENHOR dos Exércitos”.
5. Aquele encontro, aquela experiência marcante com Deus, faria com que Isaías saísse da mesmice da vida sem rumo, sem alvo, sem propósito. Isaías saiu daquela experiência dizendo para si mesmo: “Nunca mais serei o mesmo outra vez”.
6. Isaías mostrou que não era mais o mesmo homem, quando se dirige a Deus e diz: “Eis-me aqui, envia-me a mim” (v.8).
7. Nós também temos dado provas que não somos mais os mesmos outra vez?

III – A EXPERIÊNCIA QUE MUDA É CADA UM TOMAR A SUA CRUZ E SEGUIR JESUS

1. É muito bonito falar das experiências de Jacó, de Isaías, de Paulo e outros. Como vai a minha experiência com Deus? As experiências por serem pessoais, não se repetem na mesma proporção.
2. TOMAR A CRUZ É POSSIBILIDADE DE NUNCA MAIS SERMOS O QUE FOMOS; tomar a cruz é o chamado a autorrenúncia, tomar a cruz é a certeza de Cristo em nós.
3. A autorrenúncia, pela cruz, é o mesmo que dizer que Jesus Cristo é a suficiência que eu preciso.
4. Quando tomo a cruz, isto é, quando deixo que Jesus Cristo seja o meu Salvador e Senhor, estou dando a mim mesmo oportunidade de nunca mais ser o que fui.
5. Trata-se de uma decisão firme e pessoal: “Nunca mais serei o mesmo outra vez, eu não volto atrás, já decidi”.
6. A decisão por Jesus Cristo nos faz dignos Dele: “Quem não toma a sua cruz e vem após mim não é digno de mim” (Mt 10.38). Jesus veio à terra para não sermos mais o que fomos, mas sermos o que Ele deseja que sejamos.
7. Vale para nós o que Ele disse aos discípulos: “Voltarei e vos levarei para mim mesmo”. Estar para sempre com Jesus é o resultado da NOSSA EXPERIÊNCIA COM DEUS.

Pr. Eli da Rocha Silva
24/04/2011 Igreja Batista em Jd Helena – Itaquera -SP

Nenhum comentário: