terça-feira, 28 de outubro de 2008

GASTAMOS MUITO TEMPO COM O QUE NÃO PODEMOS RESOLVER

GASTAMOS MUITO TEMPO COM O QUE NÃO PODEMOS RESOLVER


MATEUS 6.27-34

Como o que Jesus menos tinha era tempo, Ele quis nos ensinar a não gastarmos o nosso nas coisas que não devemos.
A ansiedade é um dos sentimentos que nos atrapalham na boa administração do tempo.
A ansiedade gera preocupações; ficamos ocupados por antecipação.

I- O QUE JESUS NOS FAZ VER

1. Jesus nos faz ver o quanto somos importantes para Deus (v.26). Se Deus cuida das aves dos céus, não cuidaria de nós? Ele as alimenta, e a nós também.
2. Qualquer que seja a minha a minha preocupação, não vou conseguir acrescentar tempo à minha vida (curso da vida – hilikia), ou conseguir passar dos 1,74m que tenho (v.27). Talvez ocorra o contrário: a ansiedade pode me roubar os melhores dias.
3. Se Jesus fala de coisas que são mais importantes quando comparadas, é melhor termos apreço pela vida sem inquietações. Diante de tudo isto, por que se preocupar com o sustento?

II – O QUE JESUS NOS FAZ PENSAR

1. A palavra considerar é equivalente a expressão ‘veja bem’ (observe well). A idéia é a seguinte: ver e refletir sobre o que viu (examinar intimamente, detidamente) (v.28).
2. Os discípulos deveriam olhar a beleza dos lírios e considerar, refletir sobre eles e compará-los a si mesmos.
3. Se eles tinham alguma dificuldade em refletir, Jesus ajudou: “Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé?” (v.30). Diante de tudo isto, por que se preocupar com o vestuário? (v.28, 31).


III – O QUE JESUS NOS FAZ SABER

1. Jesus nos faz ver, pensar e saber, que nos preocupamos com muitas coisas que não podemos resolver.
2. Mas também, Jesus nos faz saber o que o Pai sabe a respeito de nós: que necessitamos de todas elas (v.32).
3. Jesus nos faz saber o que o Pai sabe a respeito de nós, para que não achemos que Deus não sabe do que precisamos e que não tem cuidado de nós.
4. Os que querem agradar a Deus em todas as coisas, e em primeiro lugar, têm a promessa de que todas as coisas vos serão acrescentadas (v.33). E o que age diferente, não terá nada acrescentado, ou até o que tem lhe será tirado? (Mt 25. 28,29) Algo a se pensar!
5. Para não nos preocuparmos com as coisas que não podemos resolver (e também com as que podemos), Jesus disse: “Não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal” (v.34).

Pr. Eli Rocha Silva
28/10/2008 Res. Dusolina

Nenhum comentário: