sábado, 27 de junho de 2009

TRANSTORNAR PARA TRANSFORMAR

TRANSTORNAR PARA TRANSFORMAR


ATOS 17. 1-6


Duas palavras importantes da língua portuguesa: transtornar e transformar. Transtornar: v. tr. 1. Alterar a ordem ou a colocação de. 2. Fig. Fazer mudar, trazer a perturbação a. 3. Incomodar. 4. Turvar a inteligência ou o juízo de. v. pron. 5. Turvar-se. 6. Desorganizar-se. 7. Desfigurar-se. 8. Demudar; Transformar: v. tr. 1. Mudar a forma de; metamorfosear. 2. Converter, trocar. 3. Alterar, variar, tornar diferente do que era. v. pron. 4. Mudar de forma. 5. Converter-se. 6. Metamorfosear-se; disfarçar-se.


I – O EVANGELHO CHEGA PARA TRANSTORNAR (v.6).

1. Aonde o evangelho chega o ambiente não é mais o mesmo. Os próprios judeus disseram isso do evangelho, que era pregado pelos missionários Paulo e Silas.
2. O transtorno não era somente pela presença dos pregadores, mas principalmente, pela mensagem que eles proclamavam.
3. Talvez o drama para nós crentes e para a igreja seja o fato de não sermos um transtorno; não sermos incômodo para a sociedade é algo para pensarmos.
4. É possível que a igreja não tenha marcado presença; algumas, os moradores das ruas próximas não sabem indicar a sua localização.
5. Com a chegada do evangelho, pela proclamação dos missionários, Tessalônica não seria mais a mesma; o evangelho tem o poder de acabar com a mesmice, pois é capaz de virar o ambiente de ‘cabeça para baixo’.
6. Pontos Salientes 2009 (Juerp) página 156: “Sim, o evangelho transtorna o mundo. Os melhores comentaristas chegam a dizer que o verbo traduzido por "transtornar" no original grego seria mais ou menos "virar de cabeça para baixo". Sim, eles perceberam que esta era a realidade do evangelho naquela época, pois onde ele chegava ele mudava o mundo ao redor, ensinando sobre o amor, a paz, a salvação, a liberdade, e mais precisamente sobre Cristo, Jesus o Senhor”. (KJV – “These that have turned the world upside down are come hither also”)

II – O EVANGELHO CHEGA PARA TRANSFORMAR

1. O evangelho chegou à Tessalônica para transformar. O evangelho chegou através daqueles que se dispuseram a proclamá-lo, no presente texto, Paulo e Silas.
2. O evangelho continua dependente da instrumentalidade de homens e mulheres, para avançar e transformar o mundo.
3. A pregação obteve resultado na cidade: “Alguns deles (dos judeus) foram persuadidos e unidos a Paulo e Silas” (v.4). Todo empreendimento missionário visa resultados. Nenhuma viagem missionária pode caracterizar-se como um passeio turístico, caso isso aconteça, os que dela participarem voltarão com as mãos vazias, sem a alegria dos frutos do seu trabalho.
4. Paulo e Silas quando chegaram a Beréia, após um levantamento da evangelização em Tessalônica, puderam perceber o sucesso da passagem deles pela cidade. Além de alguns judeus, ‘numerosa multidão de gregos piedosos e muitas distintas mulheres’ foram persuadidos e unidos aos evangelistas (v.4).


III – O EVANGELHO QUE TRANSTORNA E TRANSFORMA

1. É bem verdade, que os judeus que não aceitaram o evangelho, disseram que Paulo e Silas é que transtornaram a cidade, mas, só viraram o mundo e Tessalônica de ‘cabeça para baixo’ por causa do poder do evangelho de Cristo.
2. O evangelho que chega transtornando e quebrando as barreiras, faz tudo isso porque trata-se do evangelho que é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê; primeiro o judeu e também o grego” (Rm 1.16).
3. Paulo e Silas não chegaram à cidade falando deles mesmos, não tiveram a preocupação de apresentaram os seus currículos. Eles tinham outro assunto para ser tratado com aqueles que queriam ouvi-los: “Paulo,...por três sábados, arrazoou com eles acerca das Escrituras” (v.2). Paulo argumentou com eles a respeito das Escrituras.
4. O tema central da sua argumentação, com base nas Escrituras, era Cristo. É possível que seus ouvintes já sabiam algo a respeito de Jesus, mas, não sabiam tudo o que precisavam saber.
5. Evangelizar é contar às pessoas tudo o que elas precisam saber a respeito dAquele que foi morto, sepultado e que ressurgiu dentre os mortos (v.3). Evangelizar é contar a respeito de Jesus.
6. Quando evangelizamos, estamos querendo a transformação da nossa cidade pelo poder do evangelho de Cristo.

CONCLUSÃO


Concluo com a seguinte citação (Pontos Salientes 2009 (Juerp) página 156): “Tessalônica passa a ser o marco definidor da obra de Cristo no mundo desde então até os dias de hoje. Os cristãos do passado, os crentes de hoje, devemos ser aqueles que transtornam o mundo com a nossa mensagem salvadora em Cristo Jesus. Será que eu e você estamos "transtornando" o mundo ao redor?”.

PR. Eli da Rocha Silva
28/06/2009 – Igreja Batista em Jardim Helena- Itaquera – São Paulo - SP

Nenhum comentário: