sábado, 1 de maio de 2010

O JESUS DE ONTEM, DE HOJE E DE AMANHÃ

TEXTO: MATEUS 11.28-30; 25.31-46

Jesus foi uma pessoa admirável. Muitas pessoas dizem o que pensam sobre Jesus, e um dos pensamentos é que ele foi de fato admirável. Quando alguns ensinam o chamado ‘toma lá da cá’, Jesus diz: “Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem” (MT. 5.44). Jesus é ou não é, uma pessoa admirável?

I – O JESUS DE ONTEM É O MESMO QUE CONHECEMOS E PREGAMOS HOJE.

1. A respeito do subtítulo acima, refiro-me ao Jesus que andou pelas terras de Israel e arredores ensinando, curando e pregando o evangelho do Reino.
2. Refiro-me ao Jesus que sobe o monte para ensinar os seus muitos discípulos (Mt. 5.1); o Jesus que cura leprosos (Lc 17.11-19); o Jesus que acalma a tempestade (Mt. 8.23-27); o Jesus que se assenta com todos para juntos comerem os pães e os peixes multiplicados (14. 13-21).
3. Refiro-me também ao Jesus que é Senhor do sábado (12.8); ao Jesus que elegeu os seus seguidores como sua família: “Pois quem fizer a vontade de meu Pai que está no céu, este é meu irmão, irmã e mãe” (12.50); ao Jesus que ensinou sobre o divórcio (19.1-9); e ainda, ao Jesus que abençoou as crianças (19.13-15).
4. Jesus não mudou em nada; Ele continua fazendo todas as coisas através da igreja, na força do Espírito Santo, nos desígnios e vontade do Pai.
5. Jesus, em sua caminhada entre as pessoas, fez-lhes um solene convite para que fossem a Ele. Os que aceitassem tal convite receberiam o descanso para as suas almas (Mateus 28.11-30).
6. Tasker (Com. Mateus Mundo Cristão) diz: “Jesus não estava prometendo uma vida de inatividade, nem isenção de tristeza ou lutas, mas assegurando que achariam o alívio de esmagadores fardos, como os da angústia arrasadora, do sentimento de frustração e futilidade, e da desgraça de uma consciência sobrecarregada de pecados”.
7. Existem pesos que estão diretamente ligados à alma, que no texto grego aparece psichais. Esta palavra é bem conhecida por todos quando tratado pela psicologia, mas, desconhecido por muitos no que se refere à alma.
8. Jesus continua ainda estendendo o seu convite; o seu convite vale até o hoje, porque amanhã, você poderá estar se deparando com o outro Jesus (refiro-me ao ofício de Juiz).

II – O JESUS DE AMANHÃ NÃO SE APRESENTARÁ COM A PROPOSTA DO JESUS DE HOJE.

1. Como já fiz referência no final do tópico anterior, o Jesus de amanhã, que pode até ser o de hoje mesmo, sem descartarmos que pode ser o de agora, apresentar-se-á como o juiz de toda a terra.
2. Paulo escrevendo ao filipenses diz: “Deus também o exaltou com soberania e lhe deu o nome que está acima de qualquer outro nome” (2.9); e ainda, “Para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, na terra e debaixo da terra” (v.10).
3. O Jesus apresentado por Jesus no sermão escatológico, que Ele o denomina de ‘o Filho do homem’, não precisará mais de um jumentinho para descer até Jerusalém; Ele “se sentará no seu trono glorioso” (MT. 25.31).
4. Nesse momento, o Rei exercerá juízo sobre todas as nações. Jesus, como Soberano se assenta ‘no trono da sua glória’ (v.31). João escreve a respeito de um ‘grande trono branco e aquele que nele se assenta, de cuja presença fugiram a terra e o céu’ (Ap 20.11).
5. Jesus diz aos seus ouvintes: “E todas as nações serão reunidas em sua presença” (v.32 a). João diz: “Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono” (Ap 20.12 a).
6. Jesus mandou que seus discípulos pregassem para todas as nações (Mt 28.19). Na sua escatologia, todas as nações estarão em sua presença.
7. Todos os povos da terra verão o Filho do homem vindo sobre as nuvens do céu com poder e muita glória (Mt 24.30), e todos serão igualmente congregados.
8. Todas as pessoas, de todas as nações, comparecerão individualmente diante do trono. Esse comparecimento não será mediante procuração, mas face a face.

III – O JESUS DE AMANHÃ (AGORA) É O REI, É O JUIZ

1. Reunidas as pessoas em sua presença, “ele separará uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas” (v.32b).
2. Com a separação o Rei determinará o futuro de cada um. Ele porá as ovelhas à sua direita e lhes dirá: “Possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo (v. 34 b). A herança é fruto do relacionamento com Cristo; é fruto da aceitação do convite do Jesus de ontem é de agora.
3. Do lado esquerdo serão postos os cabritos, e a eles o Rei dirá: “Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos” (v.41).
4. E a sentença é terrível: os que estiverem à sua esquerda devem apartar-se dEle, porque são malditos, amaldiçoados, e devem ir para o fogo eterno, que foi preparado para o Diabo e seus anjos.
5. Maldito é aquele de quem se diz o mal, de quem se profere o mal, de quem se declara o mal. Maldito é aquele que pela rejeição da palavra se perdeu.
6. A sentença é dolorosa; não é algo que esperamos para aqueles que amamos. Mas não podemos fazer mais do que temos feito pelos que nós amamos, e também pelos que não estão no nosso círculo de amizades.

CONCLUSÃO

Jesus, que é manso e humilde coração continua fazendo o seu solene convite.
Jesus, que é manso e humilde de coração continua convidando a todos para aprenderem Dele.
Jesus, que é manso e humilde de coração e está à destra de Deus, voltará, e como Rei, congregará a todos diante de Si, e estabelecerá para cada um o futuro com Ele ou longe Dele para sempre.
Mas agora, neste momento, Jesus ainda diz: Vinde a mim.
A igreja toda canta: Vem já, Vem já! Alma cansada vem já! (222 CC).

Pr. Eli da Rocha Silva
IBJH 2/05/2010

Nenhum comentário: