sábado, 22 de maio de 2010

VIDA CRISTÃ EM AMARELO PISCANTE
Texto: Lucas 24.13-32
No trânsito, o amarelo piscante é atenção. Qual o perigo de estarmos na faixa e percebermos que a nossa vida cristã está no amarelo piscante?
A faixa pode ser o limite entre a crença e a descrença, entre o ficar e continuar.
Lendo o texto dos dois discípulos no caminho de Emaús, fiquei pensando nas crises que somos acometidos na jornada da vida cristã.
Vamos imaginar o caminho cristão como um caminho sinalizado. Vamos tentar perceber na passagem dois discípulos, as coisas que podem nos indicar que a trilha está ficando perigosa.

I – QUANDO AS COISAS QUE ACREDITAMOS PARECEM PERDER O SENTIDO
1. Para saber se algo perdeu o sentido, a razão de ser, é preciso dar um tempo e conversar a respeito (v.14). Os dois tinham onze quilômetros para por a conversa em dia.
2. Eles conversavam e discutiam a respeito dos últimos fatos ocorridos em Jerusalém.
3. Eles eram discípulos entristecidos (v.17 b). Eles alimentaram durante três anos, a certeza de que Jesus redimiria a Israel (v.21 a).
4. O drama deles: “o redentor continua sepultado a três dias” (v.21b).
5. “Para piorar, é notícia corrente que o corpo de Jesus não está mais no sepulcro” (v.22-24).
6. “Tudo o que acreditamos perdeu o sentido. Ter sido seguidores de Jesus por três anos não valeu a pena! Para nós as coisas não têm mais sentido!”
7. Será esse o quadro que podemos ver hoje nas igrejas? Seria grande o número daqueles que já perderam as esperanças, que não veem mais sentido em estar aqui? Ou se estão aqui, há sentido em estar, ficar e continuar?
8. Se a sua vida estiver sinalizada no amarelo piscante, se você perdeu o sentido das coisas, peça misericórdia a Deus.

II – QUANDO NÃO SENTIMOS QUE O SENHOR ESTÁ PRESENTE
1. A perda da visão, da sensibilidade, da percepção em relação ao Senhor é muito grave. É triste quando alguém não percebe mais o Senhor. É triste ver Jesus apenas como uma personagem bíblica, uma personagem da história.
2. O salmista disse: “Deus está perto de todos que o invocam...com sinceridade” (145.18); e, “O Senhor cuida de todos os que o amam” (v.20 a). Mas quando o crente perde o sentido da presença de Deus, ele já não consegue notar que está sendo cuidado pelo Senhor.
3. O homem que não percebe mais Deus, é alma em tormento, é alma sem paz, é como um barquinho nas ondas revoltas do furioso mar (canta Feliciano Amaral).
4. Para o cristão que não sente mais Deus, a igreja ou a pousada de fim de semana pode ter o mesmo sentido. Vale também dizer que, para o cristão que sente Deus, a pousada pode ser a extensão da igreja (não como comunidade, mas como motivo para adorar).
5. “Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles; mas os olhos deles foram impedidos de reconhecê-lo” (v.15,16). Por razões divinas, eles não reconheceram a Jesus. Atrevo-me a dizer que não há mais razões divinas para não sentirmos a presença do Senhor. O crente precisa sentir Deus presente em sua vida.
6. A razão de termos tanta gente fora da igreja, é justamente o fato delas não sentirem mais que o Senhor está perto. Você indaga ao crente faltoso: Por que você sumiu? Ele responde: É que eu quando vou a igreja, volto pior do que saí de casa! Das duas, uma: Ou Deus falou e ele não quer ouvir; ou Deus não falou o que ele quer ouvir.
7. Se a sua vida estiver sinalizada no amarelo piscante, se você perdeu o sentido da presença do Senhor, peça misericórdia a Deus.

III – QUANDO A PALAVRA DE DEUS NÃO FAZ ARDER O CORAÇÃO
1. O salmista disse (119): “Como eu amo a tua lei! Medito nela o dia inteiro (v.97). O salmista foi crítico consigo mesmo: “Embora eu seja como uma vasilha inútil, não me esqueço dos teus decretos” (v.83). O salmista é apegado até a alma à palavra: “A minha alma consome-se de perene desejo das tuas ordenanças” (v.20).
2. O que a Palavra tem sido em nossas vidas? Eu a encaro como uma manual de cobranças ou como um manancial? O que eu penso a respeito da Bíblia determina como ou devo tratá-la. O Neto, ex-jogador de futebol, disse que um dia, ao chegar em sua casa, havia um dos seus troféus colocado como aparador de porta. Entendeu?
3. Outro ponto na sinaleira (semáforo), que deve ser observado, é o quanto a Palavra fala ao meu coração; o prazer do contato com a Lei de Deus, que é perfeita e restaura a alma (Sl 19.7).
4. Voltamos aos dois discípulos, e vemos que o quadro mudou. Depois de terem os olhos abertos (v.31), eles perguntam um ao outro: “Não estava queimando o nosso coração, enquanto ele nos falava no caminho e nos expunha as Escrituras?” (v.32).
5. As Escrituras não falam mais ao seu coração? Se você entende que Deus não lhe fala através do seu pastor, deixe que o Espírito Santo fale através da sua leitura bíblica. Mas para que Ele fale é preciso ler a Bíblia. Não estou falando de passar o ano inteiro lendo só Manancial, ou Pão Diário ou outros tantos que existem por aí.
6. Se a sua vida estiver sinalizada no amarelo piscante, se você não sente mais arder o coração pela Palavra, peça misericórdia a Deus.

CONCLUSÃO
Continue firme: as coisas que você sempre acreditou não perderam o sentido.
Você não está só: o Senhor continua andando com você.
Deixe a Palavra arder seu coração; ela continua sendo lâmpada para os pés e luz para o caminho.

Pr. Eli da Rocha Silva 23/05/2010
Igreja Batista em Jardim Helena – São Paulo - SP

Nenhum comentário: