domingo, 16 de novembro de 2008

MATEUS 16.13-16_COMO AS PESSOAS VÊEM JESUS

COMO AS PESSOAS VÊEM JESUS

MATEUS 16.13-16

Talvez eu poderia, para uma melhor compreensão do que vamos refletir, usar a seguinte expressão: ‘o que as pessoas pensam de Jesus’, uma vez que Ele mesmo teve essa preocupação.
Tentarei refletir em dois tópicos sobre ‘como as pessoas vêem Jesus’, e em um, ‘como as pessoas não vêem Jesus’.
Por se tratar de uma reflexão pessoal, cada um pode pensar o que quiser sobre o tema, coisa que nem Jesus acha esquisito que se faça.

I – AS PESSOAS VÊEM APENAS UM MENINO NA MANJEDOURA

1. Como nos aproximamos do Natal, a igreja, o comércio, as músicas e outras situações, nos levam a pensar no menino da manjedoura (ou na manjedoura).
2. O menino na manjedoura é louro, cabelos encaracolados (ondulados) e de olhos azuis; assim é que vemos o menino, que o anjo disse que se chamaria Jesus (Mt. 1.21).
3. Não nos ensinaram ver um Jesus pardo, pretinho, amarelo ou vermelho. O Jesus que nos ensinaram ver é aquele branquinho, com as pernas rechonchudas, dando os braços para Maria.
4. Para muitos, Jesus continua sendo o mesmo menino da manjedoura. E nestes dias isso ficará mais acentuado nas mentes de cada um.
5. O menino que nasce na estrebaria, que é colocado na manjedoura delicadamente arrumada por sua mãe, recebe presentes digno de um rei: ouro, incenso e mirra (Ver 1 Rs 10.2).
6. Se o bebê pudesse, perguntaria naqueles dias: O que pensam ou dizem as pessoas a respeito de mim?

II – AS PESSOAS VÊEM APENAS O BOM MOÇO CRESCIDO EM NAZARÉ

1. Em poucos meses mudamos a forma de ver Jesus; rapidamente esquecemos o menino da manjedoura e passamos a pensar no bom moço de Nazaré.
2. Sempre imaginamos Jesus como as figuras das revistas: louro, boa pinta, barriga de tanquinho, ou seja, enxergamos um Jesus Top Model. Esse é o Jesus que a sociedade nos empurra goela abaixo. Dessa forma que as pessoas vêem Jesus. Esse é o Jesus que nos vendem, e muitas vezes compramos
3. Nos últimos dias descobriram um novo Jesus. Livros e mais livros são vendidos para explorar a sua figura e aquilo que Ele representa para o mercado livreiro. Temos nas bancas livros que tratam do Jesus Manager (Especialização: Administração); Jesus Coach (Especialização: Dirigir Equipes, o Técnico); Jesus Psycologist (Especialização: Psicólogo) e tantos outros que já devem estar por aí.
4. Mesmo com tantas especializações, Jesus continua querendo saber: “Quem diz o povo ser o Filho do Homem?” (Mt. 16.13). Eles começaram a responder: Para alguns, João, o batizador; para outros: Elias, o profeta catastrófico; e ainda para outros, Jeremias, o profeta chorão.
5. Mas Jesus queria saber dos seus discípulos, o que eles pensavam, ou quem diziam ser Ele. Pedro, como sempre responde: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo” (v.16).
6. Para alguns, Jesus não passava de um bom carpinteiro. Ainda não escreveram nenhum livro do tipo: Seja um carpinteiro como Jesus.

III – COMO AS PESSOAS NÃO VÊEM JESUS.

1. Se em poucos meses passamos do menino da manjedoura para o belo jovem de Nazaré, paramos de pensar Jesus. A nossa mente não consegue nos fazer ver Jesus de modo diferente. Ou Ele está na manjedoura ou está caminhando com os seus discípulos.
2. Mas a Bíblia nos ensina de um Jesus que quase não nos fazem ver. Estevão nos seus últimos momentos viu o Jesus que muitos não conseguem enxergar: “Estevão, cheio do Espírito Santo, fitou os olhos no céu e viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à sua direita”. Para esse Jesus Estevão pode dizer: “Recebe o meu espírito” (Atos 7.59).
3. O apóstolo Paulo nos ensina, na inspiração do Espírito Santo, que precisamos enxergar o Jesus que se assenta para julgar. Paulo diz assim: “Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo pra que cada um receba segundo o bem ou mal que tiver feito por meio do corpo” (2 Cor 5.10).
4. João recebe a revelação a respeito do Noivo que vem para receber a sua noiva devidamente preparada (AP 19.7,8). Interessante que o texto diz que a noiva a si mesmo se ataviou. A noiva teve a preocupação de estar preparada para apresentar-se ao seu Noivo; a noiva é a Igreja de Cristo.
5. A igreja tem a responsabilidade de fazer a sociedade ver o Jesus que virá. Todos já estamos acostumados com o Jesus que já veio.
6. Nestes últimos dias do ano estamos ansiosamente aguardando o Jesus que está para nascer. O mundo está grávido com Maria. Mas Jesus continuará nascendo em uma manjedoura, continuará não achando lugar para repousar. Jesus, o moço de Nazaré continuará sem ter onde reclinar a cabeça.
7. Mas, o menino que nasceu na manjedoura, cresceu em Nazaré e foi crucificado em Jerusalém, virá como Rei para julgar as nações; todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra se dobrarão diante de Jesus (Fp 2.10).

CONCLUSÃO

Qual o Jesus que você consegue enxergar? Ele continua sendo apenas uma pessoa que marcou a história?
Ele é apenas uma pessoa que disse coisas bonitas para serem escritas, e uma fonte de riqueza para os que escrevem?
Que possamos fazer os outros verem Jesus como Único e suficiente Salvador.
Amém.
Pr. Eli da Rocha Silva
IBJH 16/11/2008

Nenhum comentário: