quarta-feira, 5 de novembro de 2008

MINHA ESPERANÇA PARA O BRASIL

MINHA ESPERANÇA PARA O BRASIL



Esperança é tudo aquilo que aguardamos na certeza da fé (Hb 11.1)
A fé é o combustível que nos encaminha até as coisas que estão à nossa frente.
A fé nos faz viver em expectação (esperança).
Embora a palavra esperar em português possa sugerir ficar parado, aguardando, não é bem isso que nos ensina o conceito bíblico. Quando alguém está na fila de espera para ser transplantando, na verdade, a fila está em movimento, e o que espera, virtualmente, também está.
O capítulo onze de Hebreus nos indica que todos os que esperavam por algo melhor, se movimentaram para que o ‘algo melhor’ acontecesse.
O jovem que espera um futuro melhor, faz uma profissão (ele vive em movimento).
Nós brasileiros esperamos dias melhores; para que isso aconteça precisamos nos movimentar, fazer a nossa parte.
Se perguntarmos para qualquer jogador de futebol o que ele espera para o seu time, ele dirá que espera que seja campeão. Sendo assim, crendo assim, esse atleta não medirá esforços para que isso se concretize.
Como crentes, o que esperamos para o Brasil?

O irmão Almir dos Santos Gonçalves Júnior levanta algumas questões (Atualidades 2005 págs 75 a 140 - Juerp).

Quais são as nossas expectativas, ou como ele mesmo escreve:
(Os comentários abaixo de cada indicação dos estudos são meus)

Estudo 7 – A esperança cristã diante da violência urbana (Leiam os estudos).
O que eu tenho feito para diminuir (às vezes contribuímos para que aumente) os altos índices de violência em meu país?

Estudo 8 – A esperança cristã diante da permissividade social.
A sociedade brasileira está entrando (ou já está há muito tempo) em uma onda muito forte nos últimos dias que o crime é discriminar. E alguns têm se aproveitado disso.
Recentemente, conversando com um pastor, ele dizia como resolveu levantar fundos para missões. Ele com outros irmãos criaram uma árvore seca, onde as folhas secas eram os nomes dos membros da igreja. Cada membro trocaria a folha seca por uma verde quando contribuísse. Quem não contribuísse continuaria com o seu nome na folha seca. Eu apenas disse para que ele tomasse cuidado, pois algum irmão podia se ofender, e por fim, ofender judicialmente a igreja.

Estudo 9 – A esperança cristã diante do esfacelamento da família.
Muitas vezes nos esquecemos que, por melhores que sejam os nossos amigos, no final, quem vai nos acolher será a nossa família (Filho Pródigo).
Por menos perfeita que seja a nossa família, pois somos pecadores, o projeto de Deus continua de pé: “Deixará o homem seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher” (Gn 2.24). Quando as pessoas saem fora desta regra, na verdade, estão saindo do projeto de Deus para a família.

Estudo 10 – A esperança cristã diante do terrorismo.
Em muitos países, as minorias tentam chamar a atenção da sociedade, em relação àquilo que defendem, através do terrorismo. Os atos de terror muitas vezes ceifam a vida de pessoas que não têm nada a ver com as suas reivindicações. Quantas pessoas inocentes morreram no dia 11 de setembro de 2001? Quantas têm morrido a cada ato terrorista? Sabemos que tudo é resultado do distanciamento do coração do homem do coração de Deus.

Estudo 11 – A esperança cristã diante do misticismo e do demonismo.
Nós estamos vivendo dias de confusão evangélica. Passando por um canal de televisão ontem (04/11/08) um ‘pastor’ dizia: “espírito de enfermidade, está amarrado”. Ironizando, eu disse à minha esposa, ‘agora que a enfermidade não sai mesmo’.
E as chamadas ‘Batalhas Espirituais’ em que muitos crentes estão envolvidos? Alguns crentes têm se transformado em caçadores de demônios. Acreditamos sim, que a igreja pode aliviar as dores dos oprimidos; Jesus mesmo disse: “Vinde a mim os cansados e oprimidos”. (Mt 11.28). Devemos tomar cuidado com o exagero e a perda da finalidade da igreja.

Estudo 12 – A esperança cristã diante da queda da igreja.
A igreja vive sob a promessa de que as portas do inferno não prevalecerão sobre ela (Mt 16.18), mas algumas vezes, aqui e acolá, temos ouvido coisas que entristecem o seu Fundador.
Os organizadores de Minha Esperança Brasil tiveram mais dificuldades para conseguir o horário para a programação dos dias 6,7 e 8 de novembro de 2008, com os chamados grupos evangélicos televisivos do que com outras crenças. Que sinal é esse meus irmãos? Realmente é o fim dos tempos.

CONCLUSÃO

Que possamos ter a fé que é a certeza das coisas que se esperam.
A minha esperança para o Brasil, é que ele saiba que, Só Jesus Cristo Salva.

Amém.

Pr. Eli da Rocha Silva
05/11/2008

Nenhum comentário: