quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

AS CRIANÇAS PRECISAM DE UM MODELO

AS CRIANÇAS PRECISAM DE UM MODELO

I – O PRIMEIRO MODELO SÃO OS PAIS

A importância do modelo dos pais na educação dos filhos (1 Coríntios 11.1) “Sede meus imitadores, como também eu o sou de Cristo.”
“E VOCÊS DEVEM seguir meu exemplo, como eu sigo o de Cristo” (BÍBLIA VIVA)

Paulo diz aos crentes de Corinto que deviam seguir o seu exemplo, imitando também a Cristo.
As primeiras influências na vida das crianças acontecem a partir daquilo que elas vêem em seus pais.

II – OS PAIS DEVEM PERMITIR QUE OS FILHOS VEJAM NELES A FIDELIDADE DE DEUS.

1. Abraão foi um exemplo quando acatou a ordem de sacrificar o seu filho, mas Deus interveio providenciando o cordeiro.
2. Lembranças da fidelidade de Deus na família cristã. Salmo 78.1-8:

“ 1 - Ó MEU POVO, escute com atenção a minha lei. Abra seus ouvidos para as coisas que eu vou ensinar.
2 - Como ilustração eu contarei fatos da história do nosso povo, história muito antiga,
3 - que nossos pais e avós nos contaram e conhecemos muito bem.
4 - Vou lhes contar essas coisas para vocês poderem passar adiante a história dos milagres maravilhosos que o Senhor realizou e do seu grande poder, contando tudo isso a seus filhos e netos.
5 - Ele deu suas Leis a Israel para mostrar sua vontade ao povo, e ordenou aos antigos israelitas que ensinassem essas Leis a seus filhos.
6 - Assim, cada nova geração saberia a vontade do Senhor e ensinaria a geração seguinte,
7 - para que sempre confiassem em Deus e nunca esquecessem seus grandes milagres, obedecendo fielmente os mandamentos do Senhor.
8 - Assim, eles não seriam como os primeiros israelitas, rebeldes e teimosos, infiéis a Deus por causa de seu coração sem fé!”
(BÍBLIA VIVA)

III – OS PAIS DEVEM MOTIVAR OS SEUS FILHOS A ANDAREM NO CAMINHO DO SENHOR

PROVÉRBIOS 22.6 “Ajude seu filho a formar bons hábitos enquanto ainda é pequeno. Assim, ele nunca abandonará o bom caminho, mesmo depois de adulto” (BV)
PARA ENCERRAR
Como pais cristãos vivemos fases distintas na vida; sacrifício e prazer marca essa relação tão sublime.
Para exemplificar, usaremos um dos textos de João (3ª João 1-4).
“1 - De: João, o Ancião. Para: O querido Gaio, a quem amo verdadeiramente.
2 - Querido amigo, estou orando para que tudo esteja correndo bem aí e que o seu corpo esteja tão sadio como eu sei que a sua alma está.
3 - Alguns dos irmãos que vêm aqui de viagem, deixaram-me muito satisfeito ao contar-me que a sua vida continua limpa e verdadeira, e que você está vivendo conforme as normas do Evangelho.
4 - Eu não podia ter maior alegria do que ouvir coisas assim a respeito dos meus filhos” (BV)

O maior prazer dos pais é que, quando velhos, possam ouvir o que João ouviu a respeito de Gaio.

É o que a M.C.A da Igreja Batista em Jardim Helena deseja à mamãe Susi e ao papai Benê.

Sueli Rocha Dutra Silva
23/12/2008

Nenhum comentário: