terça-feira, 16 de dezembro de 2008

FILIPENSES 3.7-16_A ESCOLHA DE ALGO SUPERIOR

A ESCOLHA DE ALGO SUPERIOR

FILIPENSES 3.7-16


I – PERDA E GANHO (v.7,8).

1. Perder as coisas que julgamos superiores; deixando de lado as coisas que tinham valor, mas que nos afastam dos valores do Reino.
2. Todo conhecimento humano é nada diante da superioridade do conhecimento de Cristo (v.7).
3. O apóstolo devota o seu amor ao seu Senhor. Ele deixa todas as coisas (“perdi todas as coisas”), considerando-as refugo para ganhar a Cristo.
4. Paulo havia sido criado no conhecimento da Lei, e em muito era superior aos da sua própria idade (Gl 1.14); mas considera Cristo superior a tudo (v. 3-6).

II – NADA POR LEI; TUDO POR FÉ (v.9-11).

1. Há um estreitamento entre o salvo e seu Salvador. Paulo diz que quer ser achado Nele. Como salvos, passamos a viver a unidade no corpo de Cristo.
2. Da Lei o apóstolo não esperava nada; não havia justiça própria que ele pudesse se apoiar ou cobrar. A Lei era inoperante para aqueles que se uniam a Cristo.
3. Sendo impossível viver em função de sua própria justiça (Lei), o apóstolo espera tão somente na justiça que é pela fé em Cristo (Rm 10.4).

III – CONFORMANDO-SE COM O SEU MESTRE (v.10)

1. Na união com Cristo pela fé, o crente passa a viver uma conformação com o seu Senhor.
2. É possível que venhamos a vivenciar a comunhão dos seus sofrimentos (de Cristo), compartilhando através das dores e perseguições pelo evangelho.
3. E por fim, como bom servo, conformando-se com ele (Cristo) na morte. Paulo mesmo disse: “Não sou em quem vive, mas Cristo vive em mim” (Gl 2.20). Aqui Paulo fala de morte e ressurreição; quando Cristo morreu, todos nós morremos com Ele; quando ressurgiu, todos nós ressurgimos com Ele.
4. Se Paulo falava de algo que já acontecera, pois ele havia morrido para o mundo e ressurgido em novidade de vida, havia nele a esperança da ressurreição dentre os mortos; etapa final na vida de cada crente (v.11).

IV – NÃO DESISTIR POR NADA; NÃO RETROCEDER UM MILÍMETRO

1. Há um estado para o crente que não é para este tempo: perfeição (v.12).
2. Paulo diz não ter alcançado, mas que prossegue em direção ao alvo. Como alguém que fora conquistado, Paulo, como crente, queria chegar àquilo que o fizera ser conquistado: a perfeição.
3. Mesmo não havendo atingido a perfeição, de alguma forma, por estarmos em Cristo somos perfeitos (v.15) (Ver 1 Cor 2.6) (teleios=perfeito).
4. Nenhum crente deve esquecer-se que enquanto estiver por aqui, deve andar de acordo com o que já alcançou (v.12-16).

Pr. Eli da Rocha Silva
16/12/2008 Res. Dusolina

Nenhum comentário: