sábado, 27 de dezembro de 2008

AUTENTICIDADE CRISTÃ

AUTENTICIDADE CRISTÃ

INTRODUÇÃO


Em um mundo onde quase tudo é relativo, o que se pode usar para estabelecer o valor do cristão? Podemos (devemos)a verdade como elemento aquilatador da autenticidade do cristão.
Podemos trabalhar com a idéia que é preciso usar algo que mostra o quanto um cristão é autêntico. A verdade é o parâmetro.

I – O CRISTÃO AUTÊNTICO CONHECE A VERDADE (JOÃO 8.32)

1. Jesus conversa com alguns judeus que conheciam algumas verdades.
2. Por terem crido Nele, eles poderiam conhecer a verdade que liberta (v.31,32).
3. Mas para que isso pudesse acontecer, eles teriam que permanecer na Sua palavra. A mudança e a inconstância seriam prejudiciais àqueles que agora eram seus discípulos.
4. Quando se crê em Cristo, como fizeram esses judeus, é preciso orientar a vida por Jesus e seus ensinos.
5. A verdade que liberta exige muito mais que um conhecimento intelectual, mas um conhecer que implica relacionamento. Muitas vezes conhecemos alguém por ouvir falar; não é isso que Jesus espera do cristão.
6. O cristão autêntico conhece a verdade e os benefícios que advêm desse conhecimento.

II – O CRISTÃO AUTÊNCICO CRÊ NA VERDADE

1. Jesus investiu tempo em pessoas que creram Nele; Jesus os intimou a permanecerem Nele; Jesus estabeleceu a permanência na palavra como a ponte necessária para o conhecimento da verdade que liberta.
2. Muitas são as verdades que são ensinadas e pregadas mundo afora, mas Jesus manda que se creia na verdade que liberta.
3. Jesus é contra a verdade que aprisiona. Tem muita gente correndo atrás de coisas, muitas tidas como verdade, mas que na realidade, serve apenas para torná-la prisioneira daquilo em que acredita.
4. O cristão autêntico não fica atrás de saber novas verdades, mas está apegado à fè na verdade.
5. O que é a verdade? A verdade é o próprio Jesus (João 14.6). A verdade são os ensinos dAquele que é a própria verdade.
6. Jesus definiu assim: a verdade vos libertará; sou eu quem vos liberta; logo, Eu sou a verdade (Tentei criar um silogismo!).

III – O CRISTÃO AUTÊNTICO OBEDECE A VERDADE

1. Tendo conhecido e crido, o que fazer diante da verdade? Sendo Jesus a verdade por nós conhecida, Ele mesmo nos responde: “Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando” (João 15.14).
2. O cristão autêntico não tem dificuldade em obedecer à verdade. Aliás, a verdade é o parâmetro, é o elemento aquilatador do cristão. Quando falamos que determinado crente é de alto quilate, nos o aferimos pela própria verdade. Em síntese, estamos dizendo que ele é um crente que obedece a verdade.
3. O cristão autêntico estremece só em pensar na possibilidade de desobedecer à verdade.
4. A obediência à verdade é um purificador da alma, nas palavras de Pedro (1 Pd 1.22). Aquele porém, que não obedece à verdade continua impuro de alma.
5. O cristão autêntico não tem dúvidas em abraçar à verdade; as dúvidas ficam por conta de cristãos que vivem atrás de novas verdades.

IV – O CRISTÃO AUTÊNTICO AMA A VERDADE

1. Ah, o amor! Como é gostoso falar do amor. O amor é sublime. O amor nos faz andar nas nuvens. Quando amamos viramos poetas; conseguimos ver flores onde só há espinhos.
2. Quando alguém ama é capaz de lutar pelo objeto do seu amor. E o amor à verdade? O amor à verdade tem feito de nós poetas e seus defensores?
3. O que a verdade pode esperar de nós? A verdade espera que eu seja um cristão autêntico o suficiente para amá-la.
4. Por amarmos a verdade, outras verdades não terão chance conosco. É isto que a verdade espera de nós. A verdade não que ser traída.
5. Estão ensinando muitas outras verdades pelo rádio e pela televisão. Vamos esclarecer: estão tentando ensinar mentiras travestidas de verdade.
6. Quando um pregador oferece o que Deus não ofereceu e promete o que Deus não prometeu, está está mostrando aos seus ouvintes que não ama a verdade, e por não amar a verdade, trata-se de um crente que não passa por um teste de autenticidade.


CONCLUSÃO


Deus tem grande interesse no cristão autêntico.
Meça você o seu grau de autenticidade.
Veja se de fato você conhece a verdade – não só de ouvir falar;
Se você crê na verdade – crença objetiva (dando chance para que ela faça mudanças)
Se você ama a verdade – não a trocando (trair) pelas meias-verdades ou pela mentiras inteiras.

Pr. Eli da Rocha Silva
IBJH 28/12/2008


Obs: Sugiro a leitura do livro: A guerra pela verdade - John MacArthur - Editora Fiel

Nenhum comentário: