domingo, 21 de dezembro de 2008

EMANUEL: DEUS CONOSCO

EMANUEL: DEUS CONOSCO,
DEUS AINDA CONOSCO,
DEUS SEMPRE CONOSCO.



ISAÍAS 7.14


INTRODUÇÃO

A idéia de Deus presente com o seu povo é antiga; não traçaremos a linha dessa presença, mas vamos lembrar da presença pós-Egito.
Tendo o povo saído do Egito, a Bíblia diz: “Tendo Faraó deixado ir o povo, Deus não o levou pelo caminho da terra dos filisteus, posto que mais perto, pois disse: Para que, porventura, o povo não se arrependa, vendo a guerra, e torne ao Egito” (Ex 13.17).
E ainda em Êxodo 13.21: “O Senhor ia adiante deles, durante o dia, numa coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho; durante a noite, numa coluna de fogo, para os alumiar, a fim de que caminhassem de dia e de noite”.
Também é marcante a presença de Deus no tabernáculo, diante do povo (Êxodo 40.34-38).
Emanuel, significa ‘Deus está conosco’ (Deus conosco). Podemos notar nos textos acima que Deus estava com o seu povo.

I – EMANUEL É A PROMESSA EM ISAÍAS (7.14)

1. Sobre o que estaria escrevendo Isaías? Fosse por conta de ameaça iminente dos inimigos de Judá, ou fosse uma profecia messiânica, o certo é que nas duas situações Deus estaria com o seu povo.
2. Em um primeiro momento, a invasão siro-efraimita, ‘os crentes experimentam a fiel direção de Deus’ (Ridderbos, Mundo Cristão – Com. Isaías).
3. Num segundo momento, podemos ver ‘ a maneira pela qual o profeta, aqui, sem mencionar um pai, se refere à jovem que se torna mãe, sugere a sabedoria divina pela qual o nascimento de Cristo da virgem Maria, sem o envolvimento de um homem, foi assim prefigurado’ (Ridderbos).
4. Horton escreve em seu comentário de Isaías, que ‘outros (comentaristas) propõem um cumprimento dual (sobre a profecia), um contemporâneo e um que se refere ao nascimento de Jesus’ (As expressões entre parênteses não constam no comentário de Horton, são minhas).

II – EMANUEL É O CUMPRIMENTO DA PROMESSA EM MATEUS (1.22,23).

1. O anjo não tem dificuldades em aplicar o texto profético a Jesus, no intuito de aliviar o coração de José, que havia resolvido deixar Maria secretamente (Mt. 1.19).
2. Em Lucas, o anjo diz aos pastores que Emanuel, já é conosco: “É que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor”. (2.11)
3. Em Mateus o anjo aplica a profecia a Jesus, nome que significa ‘Jeová é salvação’; em Lucas, o Emanuel (Deus conosco), chega para nos salvar. Poderíamos então cantar: “Cantai que Emanuel chegou”.
4. A chegada de Emanuel é razão de nossa alegria. O anjo diz aos pastores: “Não temais; eis que vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo” (Lc 2.10).
5. Em João vemos o Emanuel: “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai” (1.14).
6. No deserto Deus estava presente no tabernáculo (Êxodo 40.34-38); na nova dispensação, chamada da graça, Deus “tabernaculou”, isto é, em Jesus, Ele habitou entre nós.

III – EMANUEL CONTINUA SENDO O DEUS CONOSCO.

1. Sendo Jesus o cumprimento da promessa, sendo Ele mesmo o ‘Deus conosco’, por um momento os discípulos poderiam ter a sensação de estarem sozinhos: Deus ‘não’ conosco. Para que eles não sofressem essa sensação Jesus mesmo disse: “Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros” (João 14.18).
2. Os discípulos não passariam pelo drama de viverem o Deus ‘não’ conosco.
3. Jesus prometeu estar para sempre com os seus discípulos (de todas as épocas) Mateus 28.20.
4. O Deus conosco que ser também Deus convosco. A palavra no hebraico para Deus convosco, talvez tenha a sua melhor expressão quando aparece em Gênesis 48.21 “Depois disse Israel a José: Eis que eu morro; mas Deus será convosco (hayah Elohim), e vos fará tornar para a terra de vossos pais”.


CONCLUSÃO

Que nestes dias de festas, possamos dizer não só Emanuel, mas também Deus convosco (hayah´el).
Que esta noite seja muito mais que uma noite de belas apresentações; de cânticos e confraternização; de trocas de presentes e momentos de se pedir perdão.
Que hoje, Jesus possa ser Emanuel para cada um.
Festas, doces, refrigerantes, guloseimas, roupa nova e tantas outras coisas não terão sentido sem Deus conosco.
Que o Deus conosco nos abençoe.
Amém.

Pr. Eli da Rocha Silva
IBJH 21/12/2008






Nenhum comentário: