sábado, 27 de dezembro de 2008

“O QUE EU GOSTO MESMO É DE ESTAR ENTRE OS MEUS IRMÃOS”

“O QUE EU GOSTO MESMO É DE ESTAR ENTRE OS MEUS IRMÃOS”
(JOSÉ MILTON)


A frase acima demonstra de fato o que é koinonia. Não há nada mais gostoso que a convivência entre os irmãos da fé.
A convivência entre os irmãos da fé é tão diferente de qualquer outro tipo de ajuntamento, que poucos são os que se ausentam da igreja por muito tempo.
É aqui na igreja que temos a oportunidade de expressar o que de fato somos: filhos de Deus. É claro que muito mais devemos expressar ao que estão no mundo.
Mas não somos do mundo, porque de lá fomos chamados (ekklesia).
Entretanto, o crente não é um alienado; não é alguém que só pensa em igreja; ele estuda, trabalha, faz negócios, paga suas contas, vai ao médico, convive com pessoas não crentes, etc.
Mas, como é gostoso viver entre os irmãos.
Abaixo coloco algumas situações que vivenciamos na igreja.

I – A IGREJA É LUGAR DE ENCORAJAMENTO (PARAKALON).

1. Paulo escreve aos crentes de Roma e diz: Se o teu dom...é encorajar; aja como encorajador (Rm 12.7,8). Quantas vezes ficamos desanimados por causa de alguma situação, na igreja ou fora dela, e um irmão se aproxima de nós com encorajamento.
2. É possível que alguns que estão hoje aqui, já estivessem fora, não fora um irmão encorajador.
3. O irmão encorajador na maioria das vezes está longe dos holofotes. Uma vez ou outra alguém diz: “Se não fosse o irmãos fulano de tal...”. É que o irmão encorajador não toca trombetas; na verdade, ele nem gosta quando falamos que ele nos encorajou.
4. O irmão parakalon encoraja, admoesta, exorta e conforta. Há momentos que o irmão parakalon precisa falar conosco com firmeza, duro, grave, porque a situação assim exige.
5. Quando você estiver triste, saiba que aqui na igreja você encontra o irmão parakalon.

II – A IGREJA É LUGAR DE COMPARTILHAMENTO

1. É gostoso estar entre os irmãos, porque a igreja é lugar de compartilhamento. É aqui que exercemos o que Jesus coloca como bem-aventurança: “Mais bem-aventurada coisa é dar que receber”. Jesus diz isso, porque receber é sinônimo de necessidade.
2. Não é uma vergonha receber. É recebendo que arrumamos a casa, nos aprumamos, conseguimos dar um rumo à nossa vida. O alvo do que recebe é chegar ao que Jesus disse: “Mais bem-aventurada coisa é dar”.
3. Jesus ensinou compartilhar: “Quando você der ao carente, não anuncie com trombetas” (Mt. 6.2) Tradução livre.
4. Paulo exalta a generosidade dos crentes da Macedônia no compartilhamento de seus poucos recursos com os crentes da Judéia (2 Cor. 8.1-6).
5. A respeito da igreja primitiva, Lucas registra no livro de Atos que os irmãos viviam a prática do compartilhamento (4.32-35).
6. É gostoso estar entre os irmãos na igreja, porque aqui eu posso compartilhar com eles, e eles comigo.

III – A IGREJA É LUGAR DE TOMAR DO PÃO E DO CÁLICE

1. Não quero ficar limitado à igreja como templo. A igreja não precisa de templo. O crente é o templo. Mas o templo facilita tudo!
2. A igreja do primeiro século se reunia no templo, nas casas, nas catacumbas, embaixo de árvores; muitos crentes na China, correm para o meio da floresta. Mesmo assim eles entendem, que o gostoso mesmo é estar entre os irmãos no momento de tomar do pão e do cálice.
3. Quando estamos na igreja no momento da Ceia do Senhor, estamos para compartilhar. Mais uma vez é preciso lembrar que compartilhar é ter comunhão.
4. Compartilhamos do mesmo pão e do mesmo cálice (vinho). Não há na igreja menores ou maiores; somos todos iguais. Aliás, somos mesmo iguais: todos somos carentes de Jesus.
5. Na igreja, entre os irmãos, eu examino a mim mesmo. Não estou na igreja para examinar o meu irmão, para ver se ele tem pecados ou não. Aqui, junto com o meu irmão, tão pecador como eu, pois todos pecaram, eu atendo o que Paulo diz: “Examine-se, pois, cada um a si próprio” (1 Cor 11.28).
6. Feito isso (o exame pessoal), continuo atendendo Paulo: eu como do pão e bebo do cálice.
7. Não compartilho como alguém que não sabe do que compartilha; não entrei na igreja porque não tinha para onde ir; eu vim aqui para compartilhar porque é gostoso estar entre os meus irmãos.

CONCLUSÃO

Amados irmãos, que a frase dita pelo irmão José Milton, possa ecoar em nossas mentes e corações durante todo o ano de 2009:
“O QUE EU GOSTO MESMO É DE ESTAR ENTRE OS MEUS IRMÃOS”

Pr. Eli da Rocha Silva
IBJH 31/12/2008

Um comentário:

William disse...

Parabéns pelo blog pastor, Deus abençoe a você e sua família, mensagens muito edificantes, se o irmão quiser, posso fazer um cabeçario para o blog, só pedir para williama5@gmail.com,se tiver dúvida como colocar, é só perguntar, abraço, e desejo que o amado continue com este blog edificando vidas, sou membro da PIB de Itaquera, abraço à igreja.