quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Lições em Romanos (4)_13.8-14

Lições em Romanos (4)_13.8-14
Texto Almeida Revista e Corrigida
(Sub-divisão NIBB- Nova Versão Impressa Bíblica Brasileira)




v.8 - A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama o próximo tem cumprido a lei.
1. Se no verso v.7 a sentença é pagarmos a todos o que lhe é devido, aqui no v.8, Paulo volta a ratificar a nossa postura em outras palavras: “A ninguém fiqueis devendo coisa alguma”.
2. Mas parece sugerir que há uma conta impagável: “Exceto o amor com que vos ameis uns aos outros”.
3. Ninguém chega ao outro e diz: Amei você até ontem, agora não devo mais nada. Os relacionamentos pessoais são marcados pelo amor praticado de modo constante. Os discípulos foram ensinados por Jesus a amarem os seus inimigos. Em que momento os discípulos deixaram de ter inimigos? Fosse o Estado ou os inimigos naturais da fé, os discípulos tinham que demonstrar amor sempre. Por extensão, já que adotamos como crentes a Bíblia como regra de fé e pratica, o imperativo paulino é para nós também.
4. Os preceitos da Lei não são abolidos na prática cristã, isto é, os mandamentos estão resumidos no fato de amarmos a Deus e ao próximo. (Mateus 22.34-40).

v.9 - Pois isto: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não cobiçarás, e, se há qualquer outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
1. Aqui, Paulo explicita a extensão do amor ao próximo. Lamentavelmente, o que mais vemos em nossos dias é a falta de cumprimento desses mandamentos bíblicos.
2. A tônica do amor ao próximo como amor a nós mesmos, se dá pelo fato, de não querermos que os outros façam estas coisas contra nós.


v.10 - O amor não pratica o mal contra o próximo; de sorte que o cumprimento da lei é o amor.
1. Se a Lei é expressa no cuidado com o próximo, Paulo entende que, por amarmos, a nossa tendência será sempre a prática do bem em relação aos que nos rodeiam.
2. Escrevendo aos crentes de Corinto (1 Cor 13), o apóstolo ressalta a superioridade do amor.
3. Resumidamente: Quem ama não tem dificuldade em cumprir os mandamentos relacionais contidos na Lei.

v.11 - E digo isto a vós outros que conheceis o tempo: já é hora de vos despertardes do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto do que quando no princípio cremos.
1. “Conheceis o tempo”. De difícil interpretação, podemos pensar algumas coisas a respeito do tempo referido pelo apóstolo:
• Kairós, como temos aprendido, refere-se ao tempo (ocasião) ligado aos acontecimentos estabelecidos por Deus (aliás, todos são!). Assim, como podiam aqueles crentes conhecer tal tempo?
• Os gentios, crentes de Roma, eram participantes diretos desse kairós divino; o evangelho havia chegado até eles.

2. Por conhecerem o tempo, os crentes devem ficar vigilantes. Há muitos que estão dormindo; não acreditam que haverá o chamado ‘até o fim dos séculos’. Como diz Paulo: “A nossa salvação está, agora, mais perto”. A cada dia, o fim dos tempos está mais próximo.

v.12 - Vai alta a noite, e vem chegando o dia. Deixemos, pois, as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz.
1. A noite muitas vezes na história é retratada como um período de dificuldades. Mas as trevas são também, um tempo de desconhecimento de Deus. Alguns crentes chamam o tempo que não tinham Cristo de tempo de trevas.
2. Parece que havia entre os crentes em Roma, aqueles que, mesmo convertidos, continuavam a viver sob as inclinações da carne. Paulo trata das práticas da carne no próximo versículo.
3. Não era questão de só deixar de fazer algo (‘as obras das trevas’), mas de começar a fazer outras (‘revistamo-nos das armas da luz’). Há muita gente que diz que não faz mal a ninguém, mas se formos verificar, elas também não se dispõem a fazer o bem.

v.13 - Andemos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedices, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e ciúmes;
1. O andar cristão deve ser o mesmo em qualquer situação. O apelo é que o crente ande de modo decente e honesto em todo tempo e circunstância.
2. Paulo faz a lista daquilo que devemos, a todo custo, não fazer:
• orgias (komos). (Aurélio: festim licencioso, bacanal). Na Mitologia Grega, Komos era o deus de festividades e folia. Tudo muito parecido com o que vemos no carnaval. As orgias eram também, práticas em rituais religiosos.
• Bebedeiras: Noitadas e outras.
• Impudicícias (koite). Imoralidade sexual e depravação (NIBB). Pecados relacionados ao sexo.
• Contendas: Disputas entre pessoas; Litígios; Discórdias.
• Ciúmes (Inveja NIBB): Espécie de zelo desmedido por pessoas ou coisas. Muitas tragédias são causadas por causa do ciúme.

v.14 - mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências.
1. O crente recebe uma nova vida, o revestimento de Cristo. Não que Paulo duvidasse da conversão dos crentes em Roma; mas, se eles mesmos não conseguiam dar um bom testemunho, o melhor era fazer o que ele ensinou aos Coríntios: “Examine-se cada um a si mesmo”.
2. “Nada disponhais”. O grego traz o verbo poieo, que tem o sentido de fazer. A sentença ficaria: “Nada façais para a carne”. Não devemos atender ao apelo da carne quanto aos seus desejos (Ver Gl 5.19-21).

Pr. Eli da Rocha Silva – 11/02/2009
Igreja Batista em Jardim Helena –Itaquera – S.Paulo - SP

Nenhum comentário: