segunda-feira, 22 de setembro de 2008

COISAS QUE O PASTORADO NOS ENSINA

COISAS QUE O PASTORADO NOS ENSINA

Uma igreja, cujo nome é HIPOTÉTICA,achou por bem, colocar em seu Estatuto, que o pastor exercerá o seu cargo por tempo indeterminado, mas que, a cada dois anos poderá haver um plebiscito.
Quem decide se poderá haver um plebiscito ou não é a própria igreja. A convocação para que a igreja decida se haverá ou não deve ser pelo presidente, que geralmente é o próprio pastor (E aí, convoca ou não convoca?)
Na igreja HIPOTÉTICA ficou determinado em Estatuto que, para o pastor continuar à frente do ministério pastoral, deverá atingir 2/3 dos membros da igreja (não diz: os membros presentes na assembléia) favoráveis à sua permanência.
Todos nós sabemos que não é comum aos membros das igrejas gostarem de participar de assembléias administrativas.
Vamos imaginar que a determinada igreja esteja caminhando bem; que os membros estão felizes e envolvidos no trabalho.
Vamos imaginar também que ela tenha 130 membros; dos 130, 15 não podem votar, pois são menores de 18 anos. Então, 115 poderão votar.
Caso a igreja, quando for consultada optar pelo plebiscito, 2/3 dos membros da igreja deverão votar a favor da permanência do pastor, o que dará um número de 76 membros.
Ocorre que dos 115 membros, cerca de 10 nunca aparecem; estão totalmente alheios à vida da igreja. Então, mediante convocação, pode ser que 105 membros compareçam, e destes, 76 têm que votar favoravelmente a permanência do pastor. A igreja conseguirá fazer com que o seu pastor permaneça ou não?
Quantos membros tem a sua igreja? Quantos costumam aparecer nas assembléias administrativas? Peça a lista de presença da última assembléia!
Faço a seguinte reflexão: Quando o pastorado vai mal, o plebiscito pode até ser favorável (pois alguns pastores se aferram ao cargo); quando o pastorado vai bem, o plebiscito pode ser um tiro no pé.
Se você estiver indo bem no pastorado, e perder para o plebiscito, é possível continuar confortavelmente pastoreando?
Acho bom pensarmos bem quando formos elaborar os nossos estatutos.

Pr. Eli da Rocha Silva
OPBB/SP 2036
Contador

Nenhum comentário: