sábado, 27 de setembro de 2008

SALOMÃO E A SUA ORAÇÃO PREVENTIVA

SALOMÃO E A SUA ORAÇÃO PREVENTIVA

1 REIS 8. 28-53


Salomão conhecia com certeza a dureza do coração do próprio homem; ele era fruto da dureza do coração.
Na dedicação do templo, ele faz a sua oração em favor do povo.

I – O REI-SERVO DIANTE DO SEU SENHOR

1. Depois de bendizer ao Senhor (v.23), Salomão se coloca como intercessor do povo, diante de Deus (v.28).
2. O que o rei queria deixar claro ao Senhor é que ele era apenas servo; e, por duas vezes ele declara isso.
3. A melhor maneira de apelarmos a Deus é quando vamos a Ele como servos que de fato somos. Muitos querem determinar que Deus faça isto ou faça aquilo, ao seu bel prazer, esquecendo-se que o Senhor nos ensina a servidão.
4. O líder Salomão, que sabia também ser servo, está diante de Deus para suplicar por ele e pelo seu povo.
5. A oração de Salomão e também do povo, seria no templo (v.30), na casa do Senhor, mas que morava no céu, pois não há lugar que possa contê-Lo (ou enquadrar Deus) (v.27).
6. O rei sabia que o povo, e ele mesmo, pecariam; então pede que o Senhor perdoe (v.30).


II – O TIPO DE ORAÇÃO DE SALOMÃO

1. A oração preventiva de Salomão era do tipo petição ou súplica.
2. O pedido de Salomão era que Deus ouvisse as orações. Recordo-me quando meu sogro foi acometido de uma grave doença no pâncreas, e minha sogra caiu diante de Deus em oração, noite e dia, e em todas as horas, quando não estava dormindo. A minha oração a Deus era a seguinte: Deus ouve a minha sogra.
3. Salomão sabia que haveria problemas de relacionamento na congregação de Israel; os problemas deveriam ser solucionados sem isenção
4. No verso 31 e 32, temos um tipo de oração, que podemos denominar de oração retributiva. Deus justificaria o justo e daria ao que tivesse cometido pecado, a justa retribuição. A palavra pecado aparece com o sentido de violação do direito, ultrapassar a linha, extrapolar o limite (A KJV usa trespass e não sin).
5. Toda vez que pecamos contra o nosso próximo, estamos na verdade violando o seu direito. Por conseqüência, pecamos contra o próprio Deus, que estabeleceu a nossa conduta (Êxodo 20). (Quem quiser saber mais sobre a palavra pecado e seus derivados pesquisar em DITAT pg. 450-453).
6. Jesus também estabelece regra de boa convivência quando diz: “Se teu irmão pecar, vai argüi-lo entre ti e ele só” (MT 18.15).


III – A CONDIOCIONALIDADE DA RESPOSTA FAVORÁVEL

1. Salomão sabia que os israelitas não pecariam apenas contra si mesmos, mas também contra Deus.
2. O pecado contra Deus traria graves conseqüências ao povo (v.33). O pecado contra Deus é resumido em uma única palavra: desobediência (Gn 2.16,17; 3.11,17).
3. Por conta do pecado, o povo seria ferido diante do inimigo (v.33); o povo seria atingido pela seca (v.35); o povo sofreria privações (v.37); o povo sofreria no cativeiro (v.46).
4. Mas Salomão, pediu a Deus, que se o seu povo se convertesse a Ele, que o Senhor não deixasse de ouvi-lo (v.33b, 35b, 48 a).
5. O povo devia se converter, confessar o Nome, orar e suplicar (v.34, 35, 48). O pedido de Salomão: que houvesse retorno à terra (v.34); que houvesse chuva na terra (v.36).
6. E ainda, que após conversão genuína, de todo o coração e toda a alma, orando na terra de seus inimigos que os levaram cativos (v.48), a oração de Salomão a Deus foi a seguinte: “move tu à compaixão os que os levaram cativos para que se compadeçam deles” (v.50b).
7. Salomão faz lembrar Deus que aquele era o seu povo (v.51-53). Deus não se esquecera do seu povo; mas Deus não agiria sem que O buscassem de coração inteiro.
8. Das coisas que Deus não pode fazer, uma delas é salvar sem conversão. Sem conversão não dá.


CONCLUSÃO

A oração de Salomão, que chamei de oração preventiva, é o tipo que de vez em quando também fazemos.
Os pais fazem pelos seus filhos (Jó oferecia até holocaustos pelos dele 1.5).
Os cônjuges crentes pelos não crentes.
Jesus pelos discípulos e por nós (João 17.20).
Mas na oração de Salomão e na de Jesus havia algo que não podia faltar: conversão. Jesus trata do tema usando a expressão: “aqueles que vierem a crer em mim”.
Então, a verdade é, sem conversão nem Deus lhe dará jeito.
Que Deus nos abençoe.

Pr. Eli da Rocha Silva
IBJH 28/09/2008

Nenhum comentário: