segunda-feira, 8 de setembro de 2008

A MINHA FUNÇÃO NA IGREJA QUE AJUDAREI A ESTABELECER AQUI

A MINHA FUNÇÃO NA IGREJA QUE AJUDAREI A ESTABELECER AQUI
TEXTO: 1 Cor. 12: 1,4-11

I – QUERO ENTENDER A DINÂMICA DA DIVERSIDADE

1. Devo entender que há diversidade de capacitações, e que todas elas provêm do mesmo Espírito. Logo, não há conflito no seu exercício. O nosso Deus não é Deus de confusão (v.4).
2. Devo entender que há diversidade nos serviços. Que há serviço para todos. Que há muita coisa a ser feita. Há sempre lugar para novos servos. Que nenhuma pessoa deva ficar com os braços cruzados, mas o Senhor (Kyrios) é o mesmo (v. 5).
3. Devo entender que diversidade nas realizações, nos trabalhos, nas operações, nos resultados. São muitas coisas para fazer. Mas, com tanta diversidade, os membros não ficam batendo cabeça, pois “o mesmo Deus é quem opera tudo em todos” (v.6).
4. Há uma justa operação de cada membro, na ação do Espírito, para que tudo que seja realizado tenha um fim proveitoso (bem comum, NIV )(v.7). O Espírito se expressa através dos crentes, para que estes contribuam para o crescimento do corpo de Cristo, a Igreja.
5. A doutrina do Espírito Santo no que se refere à distribuição dos dons, nunca foi para dividir, mas para a edificação dos crentes no corpo de Cristo. A divisão, causamos por ignorância (v.1).

II – QUERO ENTENDER COMO SER ÚTIL NO CORPO

1. COMO DEVO SERVIR? Buscando, sempre, Glorificar a Deus e edificar as pessoas.
2. SERVIR COM PERFIL DE SERVO: O servo reconhece a sua insuficiência; O servo age com humildade; O servo sabe ser responsável na execução da tarefa recebida.
3. Moisés e o perfil de servo. Quem sou eu? Assim perguntou Moisés a Deus (Ex. 3.11).
4. Moisés tinha estado no Egito; conhecia todos os caminhos, as entradas e as saídas. Mesmo assim, diante do tamanho da tarefa, pergunta: “Quem sou eu para ir a Faraó e tirar do Egito os filhos de Israel?.
5. Diante da consciência de sua pequenez, percebemos o contraste e a distância do EU SOU.
6. Moisés não estaria sozinho, pois o Senhor mesmo prometera: “Eu serei contigo” (v.12).
7. Nós nunca seremos suficientemente aptos para a realização de qualquer obra para Deus. Sempre ficará atrás de nós a marca do pouco que podemos fazer (Lc. 17.10).
8. Saber-se pequeno, insuficiente, incapaz de por si mesmo fazer alguma coisa, o servo útil qualifica-se para a missão.


III – QUERO ENCONTRAR A MINHA FUNÇÃO NA IGREJA

1Co 12:8 Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;
1Co 12:9 a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;
1Co 12:10 a outro a operação de milagres; a outro a profecia; a outro o dom de discernir espíritos; a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação de línguas.
1Co 12:11 Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, distribuindo particularmente a cada um como quer.

1. “A um...palavra da sabedoria”(v.8). A palavra da sabedoria está ligada à área do aconselhamento cristão, e permite ao discípulo ouvir atentamente outro discípulo e ajudá-lo, orientando-o de acordo com a Palavra de Deus, ou ainda respondendo sabiamente à inquirições do mundo (Lc. 21.12-15)
2. “A outro...palavra do conhecimento”(v.8). Este dom habilita o discípulo a pesquisar e sistematizar os ensinos da Palavra de Deus. A diferença entre o dom de sabedoria e o de ciência (ou conhecimento) é que o primeiro diz respeito à capacidade para orientar com bons conselhos (e isso é algo que não se aprende nem nas melhores universidades do mundo) e o segundo diz respeito à capacidade para entender aquilo que a Palavra de Deus está dizendo.
3. “A outro...a fé” (v.9). Esta fé não é a fé que nos traz a salvação. É a profunda convicção da ação do poder de Deus que alguns discípulos possuem como dádiva divina, mesmo que as circunstâncias estejam completamente desfavoráveis (Hc. 3.17-19). Os discípulos possuidores desse dom são capazes de agradecer a Deus por algo que ainda não aconteceu, como se já tivesse acontecido (Mc. 11.22-24).
4. “E a outro...dons de curar”(v.9). O termo empregado aqui possui a idéia de cura de modo milagroso. Há outro termo no idioma grego para “cura” mediante tratamento, de onde originou-se a palavra “terapia” em nossa língua. Por falar de “dons de curar”, parece que cada cura deve ser considerada um dom específico. Esse dom é concedido por Deus diante de situações dificílimas impossíveis de soluções humanas. Devemos tomar cuidado, pois em nossos dias existem muitos “falsos profetas” se aproveitando do sofrimento das pessoas, prometendo curas milagrosas que realmente não acontecem.
5. “A outro, operações de milagres” (v.10). Em nosso dias, ainda que os milagres não sejam propalados, Deus, pelo seu poder, ainda recebe glória por intervir de maneira soberana no curso dos acontecimentos humanos, para cumprir os seus desígnios, usando meios que desafiam qualquer explicação puramente racional. Ele pode usar qualquer discípulo para executar seu plano.
6. “A outro, discernimento de espíritos” (v.10) Trata-se de uma capacitação especial, dada pelo Espírito Santo, para distinguir entre o verdadeiro, e o falso, entre a verdade e a mentira. Deus concede esse dom para que outros discípulos sejam protegidos contra as astutas ciladas de Satanás (I Jo. 4.1-6).
7. “A um, variedade de línguas (ἑτέρῳ δὲ γένη γλωσσῶν=outros gêneros, tipos, de línguas)”(v.10). Gêneros, pode significar línguas de outros países e dialetos. (Atos 2.8 ἐγεννήθημεν= que temos nascido). É o dom que aparece como o menor de todos. Além de aparecer como um dos últimos da lista, Paulo gastou bastante tempo para estabelecer a inferioridade desse dom em relação ao dom de profecia. Esse é o único dom que beneficia somente àquele que o possui (I Cor. 14.4,17).
8. “E a outro, a interpretação de línguas” (v.10). O Espírito Santo também capacita alguns discípulos para discernir o significado de uma declaração feita em outra língua e comunicá-la à igreja, para edificação de todos (I Cor. 14.5).

CONCLUSÃO

Diante da exposição das capacitações dadas à igreja, concluo através da Bíblia, que a soberania na distribuição é do próprio Espírito.
Assim sendo, quero me colocar à disposição do Espírito Santo para usar-me conforme lhe apraz. (v.11)

Pr. Eli da Rocha Silva

Nenhum comentário: