segunda-feira, 8 de setembro de 2008

COMO UM PAI, JOÃO ESCREVE COISAS QUE PRECISAMOS SABER

COMO UM PAI, JOÃO ESCREVE COISAS QUE PRECISAMOS SABER

TEXTO: 1 JOÃO 5.13, 18-20

INTRODUÇÃO
Os pais têm a responsabilidade da orientação; não basta colocar o filho no mundo.
Será que de alguma forma Deus cobrará dos pais o quanto foram negligentes na orientação dos seus filhos?
O apóstolo João age como um pai, ensinando aos filhos as coisas que eles devem saber.
Os “filhos” de João são os crentes de todas as épocas. Alguns entendem que a epístola trata das diversas fases da vida cristã.

I – O MODO CARINHOSO DA FILIAÇÃO CRISTÃ.

1. A maneira de tratar os seus leitores, nos mostra a forma carinhosa de João conduzir os seus ensinos. Para ele, todos eram de fato crianças, embora, ele fale de jovens e de pais.
2. Agostinho, teólogo católico, entendia que João falava dos três estágios da vida cristã: os filhinhos, são os recém-nascidos; os jovens, são os já desenvolvidos e vitoriosos na luta espiritual; e, os pais, são os já amadurecidos na vida cristã com profundidade e estabilidade.
3. João usa seis vezes a palavra teknía e duas vezes a palavra paidia. Teknía demonstra a ligação entre pai e filho, a partir da capacidade de gerar. O pai que gerou e o filho gerado, têm relacionamento e proximidade.
4. A carta foi escrita para pessoas que são filhas de Deus (tékna Theou=filhos de Deus) (1 Jo 3.1,2).
5. Mas também João diz que existem os tékna tou diabólou, isto é, os filhos do diabo. Aqueles gerados pelo diabo. E quem é o filho do diabo? “Todo aquele que não ama seu irmão” Lamento dizer, mas se você não ama a seu irmão, você é filho do diabo (1 Jo 3.10). Se não quiser continuar sendo filho do diabo, reconcilie-se com seu irmão.
6. Paulo chama Timóteo de seu verdadeiro filho na fé , tékno en pístei (1 Tm 1.2). Alguém que foi gerado da fé.
7. João está tratando com os filhos de Deus; crentes novos e crentes velhos.


II – JOÃO NOS ESCREVEU PORQUE PRECISAMOS SABER

1. João também chama os crentes de paidía. Por um momento, João vê os crentes como crianças, e como tais, precisam de instrução.
2. Como filhos gerados por Deus, somos feitos novamente crianças. Todo crente novo é uma criança. E João escreve a um grupo de pessoas, e as chama carinhosamente de crianças (1 Jo 2.14, 18).
3. E para os filhos, que são crianças, jovens e adultos João diz: “Estas coisas vos escrevi a fim de saberdes que tendes a vida eterna” (1 Jo 5.13).
4. A vida eterna é a herança dada aos que são filhos. O Espírito Santo nos diz que temos direito à herança, porque de Deus somos filhos (Rm 8.16).
5. Mas, só adquirimos esse direito depois de termos crido “em o nome do Filho de Deus” (v.13).
6. Como crianças (paidía), os leitores de João deviam ser ensinados com o uso da melhor didática, e mais que isto, com pedagogia (A palavra Pedagogia tem origem na Grécia antiga, paidós (criança) e agogé (condução)(Fonte: Wikipédia).

III – COMO FILHOS DE DEUS, SAIBAMOS QUE:

1. Deus nos ouve quando a Ele recorremos. Ele de fato ouve e responde as nossas orações, inclusive o irmão que pecar (1 Jo 5.14-17)
2. Os nascidos de Deus não vivem em pecado (v.18) e nem mais para o pecado, porque para ele morremos (Rm 6.11). Somos guardados por Deus e o maligno não nos toca.
3. Nós somos de Deus. Mesmo estando em um mundo que jaz no maligno, vivemos a vida de Deus. Israel estava no Egito mas era de Deus (v.19).
4. “Também sabemos que o Filho de Deus é vindo” (v.20). João, que andou com Jesus, recebeu do próprio Senhor entendimento para saber que Ele era o verdadeiro.
5. Já naqueles dias havia falsos cristos; nestes dias também os há. O crente precisa discernir em meio à nova onda evangélica, os que são filhos de Deus e os que são filhos do diabo.
6. Outra coisa que nos ensina João, o que é de extrema beleza. Ele nos diz aonde estamos: “E estamos no verdadeiro, em seu Filho Jesus Cristo”.
7. Os filhos de Deus não se confundem, pois conhecem o Pai. Tudo é questão de filiação, de relacionamento.
8. Não precisamos fazer um DNA para sabermos se somos filhos ou não, o próprio Espírito Santo que somos.


CONCLUSÃO

Que todos nós vivamos na certeza da nossa filiação divina.
Somente através dessa filiação podemos morar na casa do Pai.
Amém.

Pr. Eli da Rocha Silva

IBJH 10/08/2008

Nenhum comentário: