sexta-feira, 26 de setembro de 2008

A NOSSA RESPONSABILIDADE NO MUNDO QUE VIVE COMO BARATA TONTA

A NOSSA RESPONSABILIDADE NO MUNDO QUE VIVE COMO BARATA TONTA

Tito 2.11-15

O drama será se o crente também viver como uma barata tonta.
O crente barata tonta não sabe para onde ir (Você já viu uma barata tonta?).
Tem também o crente que não sabe em qual igreja congregar; seria por acaso um crente com síndrome de barata tonta?
Deixando para lá essas questões ‘baratatontices’ vamos ao que interessa.

Falei tudo isto, apenas para dizer que o crente deve viver neste mundo (neste país!) cheio de esperança. Quem tem esperança sabe para onde ir. Não vive como bar... (disse que não ia falar mais!).
A fórmula da vida cheia de esperança é dada pelo apóstolo Paulo, que disse: “Mas eu sei em quem tenho crido” (2 Tm 1.12). Quem sabe em quem crê não é levado por vento de doutrina; não se deixa enrolar por pastorecos e apostolecos quaisquer; não vive atrás de revelações e profetadas.

Paulo escrevendo a Tito, diz a ele e a nós que: “A graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens” (2.11). Nós os crentes, nós que já fomos alcançados pela graça de Deus, temos a responsabilidade com os demais, com aqueles que ainda não sabem para onde ir.

Mas também Paulo nos diz qual deve ser o nosso comportamento no mundo, pois fomos salvos e ensinados como agir nele.
O apóstolo usa uma palavra que nos mostra o que ‘a graça de Deus que se manifestou salvadora’ fez conosco: ela nos educou (paideuo). Ela nos ensinou como se ensina uma criança; ela nos carregou pela mão. Ela nos tratou como pré-escolares; ela nos ensinou o ‘be-a-bá’ da vida cristã.
Aqueles que foram educados por essa graça não podem viver no mundo sem mostrar a ele que foram devidamente instruídos.

Uma vez instruídos, devemos renegar a impiedade e as paixões mundanas. João disse que quem ama o mundo o amor do Pai não está nele (1 Jo 2.15). Quem não renega o mundo com os seus atrativos convites nada aprendeu (há um conceito em pedagogia que diz: se não houve mudança, não houve aprendizado).

Certa vez ouvi dois jovens crentes conversando (um rapaz e uma moça), e o rapaz dizia para a moça: ‘Você não precisa justificar nada a ninguém, qualquer justificação nossa seria como crucificar Cristo de novo’. Veja bem! Veja bem! O fato de termos sido justificados, não nos dá a liberdade de vivermos uma vida de libertinos (Leia 1 Cor 6.12-20).

Como devemos viver no presente século? O presente século de Paulo a Tito podemos dizer que é o XXI. Nada mudou de lá para cá. Nem pioramos e nem melhoramos.
Então amados irmãos! Nada melhor que prestarmos atenção no conselho do apóstolo: “vivamos no presente mundo sóbria, e justa, e piamente, aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus, que se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo todo seu, zeloso de boas obras”. Tito 2:12-14

CONCLUINDO
Quero terminar este texto com um outro do irmão Almir dos Santos Gonçalves Júnior, em Atualidades 2005, página 118, que ele aplicou à família, mas aqui aplicado de forma geral:

‘Se queremos, pois, ter esperança no melhor enfrentamento dos ataques do mundo, sejamos:

- sóbrios (temperamento controlado);
- sérios (compenetrados);
- temperantes (conciliadores);
- sãos na fé, no amor, na constância (disposição positiva para a vida em sua totalidade);
- reverentes no viver (dando o devido valor às coisas);
- moderados (não dado a exageros de qualquer natureza);
- praticantes do bem (honestidade, dignidade, integridade);
- amantes dos cônjuges e dos filhos (bons pais, mães, filhos e irmãos em família);
- discretos (não dado a aparecer vaidosamente);
- castos (vida sexual normal);
- operosos (produtivos em nossas responsabilidades);
- bondosos (compreensão amorável para com todos);
- submissos (exercício da vivência mútua em submissão um ao outro)”.

Que Deus nos abençoe e nos faça aguardar a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus (v.13).

Amém.

Pr. Eli Rocha Silva
Culto na Diaconia Levi/Ieda 26/09/2008

Nenhum comentário: