sábado, 13 de setembro de 2008

HABACUQUE, TODOS OS CRENTES, E O DESEJO DE UM AVIVAMENTO

HABACUQUE, TODOS OS CRENTES, E O DESEJO DE UM AVIVAMENTO

HABACUQUE 3.2

Definição de avivamento ou reavivamento por John Stott: Trata-se de “... uma visitação inteiramente sobrenatural do Espírito soberano de Deus, pela qual uma comunidade inteira toma consciência de Sua santa presença e é surpreendida por ela. Os inconversos se convencem do pecado, arrependem-se e clamam a Deus por misericórdia, geralmente em números enormes e sem qualquer intervenção humana. Os desviados são restaurados. Os indecisos são revigorados. E todo o povo de Deus, inundado de um profundo senso de majestade divina, manifesta em suas vidas o multifacetado fruto do Espírito, dedicando-se às boas obras” (A verdade do Evangelho, p. 119).

Os crentes gostariam mesmo de serem tomados por um avivamento? É interessante observar, que o avivamento é marcado por coisas que se abandona por outras que são retomadas.
Podemos dizer que trocamos a insubmissão pela submissão; a indisciplina, pela disciplina; a tristeza, pela a alegria; a preguiça, pelo ânimo; a falta de Deus (mesmo que alguns declarem tê-lo), por sua presença constante; a vida sem igreja, pela necessidade de comunhão.

Antes de qualquer coisa, é preciso deixar claro, que qualquer avivamento tem como princípio o próprio Deus, se não for assim, não passará de fogo de palha.

I – ATRAVÉS DA PALAVRA DE DEUS QUE TRATA A NOSSA VIDA

1. A palavra trata a nossa vida, pois estabelece a rota a seguir. Quando Jesus diz: Eu sou o caminho, podemos acreditar que Ele mesmo estabeleceu a rota a ser seguida. Basta que acreditemos nisso.
2. A Palavra de Deus só terá valor para o cristão se for aberta. Não digo, estiver aberta, pois não se trata de um amuleto. É desnecessário deixá-la aberta nos supostos salmos mágicos.
3. A Palavra é para ser lida e ouvida. Quando a lemos, Deus fala conosco. É preciso que desenvolvamos o hábito de ouvir Deus falando pela Palavra.
4. Vai ficar difícil o avivamento com as bíblias fechadas. Crente de Bíblia fechada, se quiser demonstrar avivamento, tudo não passará enganação.
5. Para alguns crentes a Bíblia não passa de um tesouro perdido. Paulo cobra de Timóteo: “aplica-te à leitura”. E o jovem pastor, era tão humano e pecador como eu e você.
6. Se você tiver a facilidade de não só ler, mas também de guardar na memória o que foi lido, melhor ainda, exercite essa capacidade.
7. Deus vai tratar a nossa vida através da sua Palavra. E a sua Palavra é viva e eficaz (Hb 4.12).

II – PELA CONSCIÊNCIA DE TER ABANDONADO A PALAVRA DE DEUS .

1. Josias, que começou a reinar em Judá, com oito anos, aos vinte e seis, restabelece a Palavra de Deus em seu reino (2 Rs 22,23).
2. A O Livro da Lei foi encontrado na Casa do Senhor (22.8). Matthew Henry, diz que o Livro: “deve ter sido negligentemente guardado e esquecido, como e esquecido, como alguns fazem com as suas bíblias ao lançá-las em quaisquer lugares”
3. O escrivão Safã, o leu diante do rei (v.10). Ao ouvi-lo, o rei rasgou as suas vestes (v.11).
4. Josias rasgou as vestes por causa do pecado dos seus pais, que não deram ouvidos às palavras do Livro da Lei.
5. O rei impactado pela mensagem da Lei, colocou o palácio em polvorosa. Fico imaginando o rei Josias chamando, aos gritos: ‘Hilquias, Aicão, Acbor, Safã e Asaías, venham aqui imediatamente!’ (v.12).
6. Naqueles dias havia profetas. Eles foram até a profetisa Hulda, por ordem do rei Josias (v.14). E Deus falou através da profetisa Hulda (VV. 16-20).


III – É PRECISO COLOCAR A PALAVRA DE DEUS NO LUGAR DEVIDO.
1. O resgate do prazer pela Palavra. Davi tinha a revelação pela Palavra como perfeita (Sl 19.7).
2. Da mesma forma, Josias teve muito interesse pela Palavra de Deus. O interesse pela Palavra, o fez convocar a todos até a Casa do Senhor (23.1,2).
3. O rei, como líder do povo, colocou-se à frente para renovarem a aliança com o Senhor.
4. Mas nenhuma aliança, nenhum propósito foi feito sem que se ouvisse o que dizia o Livro (v.2b). Muitas vezes queremos fazer coisas sem ouvir o que nos diz Deus pela Sua Palavra.
5. Primeiro o rei fez propósitos diante de Deus, e em seguida o povo jurou fidelidade a aliança com o Senhor (v.3).
6. Nos dias de Josias, houve queima geral (vv. 4-25).
7. Para que haja avivamento, é necessário que além de buscarmos a Palavra de Deus, façamos uma reavaliação das coisas que julgamos importantes, mas na verdade, atrapalham a nossa fidelidade ao Senhor.


CONCLUSÃO

Se como Habacuque, quisermos de fato um avivamento devemos deixar Deus trabalhar em nossa vida.
Parafraseando o que disse alguém: “Deixa Deus trabalhar”

Pr. Eli da Rocha Silva
IBJH 14/09/2008

Nenhum comentário: