segunda-feira, 8 de setembro de 2008

A PREGAÇÃO DA CRUZ É LOUCURA E SALVAÇÃO.

A PREGAÇÃO DA CRUZ É LOUCURA E SALVAÇÃO.

TEXTO: 1 CORÍNTIOS 1.18-31


I- POR UM INSTANTE PREGAR A CRUZ PARECE LOUCURA (V.18-21)

1. Pensar sobre a cruz nunca será fácil para nenhum de nós. Mas não é possível deixarmos de falar sobre a cruz. A cruz foi-nos um bem necessário, conquanto pareça ser um mal.
2. A cruz trouxe reconciliação. O abismo que nos separava de Deus era do tamanho da cruz de Cristo.
3. Na apresentação do livro ‘A Cruz de Cristo’ de John Stott (Vida), os editores escrevem: “O símbolo universal da fé cristã não é o presépio nem a manjedoura, mas a rude cruz. Muitos não entendem o significado nem o motivo por que Cristo teve de morrer”.
4. A cruz de Cristo que propôs no corpo da sua morte, a nossa reconciliação, é inconcebível para o mundo. Não é possível compreender um líder que se deixa matar. Portanto, a palavra da cruz na passa de tolice para os que se colocam como inimigos do evangelho.
5. Com a morte de Cristo, o evangelho não deixou de ser novas de alegria, como disseram os anjos aos pastores de Belém. A palavra da cruz, para nós, os salvos, é o poder de Deus (v.18).
6. Alguns a têm como loucura. Trata-se de um tema incompreensível para os que se perdem. Incompreensível, porque acham que os defensores a cruz são insensatos.
7. O homem natural não foi suficientemente maduro, ou sábio, para entender Deus, Ele se deu a conhecer pela loucura da pregação.
8. A pregação da cruel morte de cruz é o próprio Cristo.

II – PREGANDO A CRUZ E O SEU MOTIVO (v.22-25).

1. A cruz nos mostra o próprio Cristo; Ele é o motivo da cruz.
2. Paulo tomava cuidado para que, em nenhum momento, em sua pregação, pudesse anular a força do argumento da cruz.
3. O que deve atrair os homens não é a capacidade de persuasão daquele que prega, mas o sentido, a essência da cruz: Cristo crucificado.
4. Os judeus queriam sinais e os gregos, filosofia; Paulo lhes apresenta o incompreensível, a razão da sua própria loucura: Cristo crucificado (2.2).
5. Ele não quis debater no vazio da filosofia, na se apoiou no seu próprio conhecimento, mas deixou-se levar pelo Espírito e pelo poder de Deus (2.3-5).
6. Ao expor o motivo da cruz, Paulo pode falar sobre a expiação. Jesus levando a nossa culpa.
7. Falou sobre a propiciação dos nossos pecados. Jesus foi propício a nós, isto é, Ele foi favorável ao pecador (Ver Rm 3.25).
8. Demonstrou que estava patente na cruz, a nossa justificação. Na justificação ele absolveu de vez o pecador, não lhe atribuindo nenhuma pena. Na havia a ser pago.
9. A cruz de Cristo, nos encaminha para a glorificação. Não haverá glorificação para aquele que não aceitar o trajeto da cruz (Rm 8.30).

III – ALCANÇADOS PELA CRUZ, FAZEMOS DELA A NOSSA PREGAÇÃO

1. Neste novo aspecto somos todos paulinos: “Porque decidi nada saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado” (2.2). Todos nós assumimos o tema principal da loucura da pregação: A cruz de Cristo e o Cristo da cruz.
2. Pode parecer filme de terror, mas alguém cantou: “À sombra da cruz há um deleite singular”. Podemos analisar assim esta frase: As gotas do sangue que caem da cruz, representam para mim o antegozo do eterno. Ou como o próprio Paulo definiu em Romanos 8.18.
3. Paulo faz um apelo, uma súplica aos crentes de Corinto: “Irmãos, reparai, pois, na vossa vocação” (v.26). Aprouve a Deus escolher os simples deste mundo para serem os portadores da palavra da cruz (v.26-29).
4. Os crentes deveriam observar bem o que Deus fez por eles: “Mas vós sois dele, em Cristo Jesus” (v.30). À parte de Cristo, fora do alcance da mensagem da cruz, ninguém pode ser de Deus.
5. A vocação me trouxe salvação e responsabilidade. Muitas querem a salvação, mas procuram omitir-se da responsabilidade. Qual a responsabilidade jogada sobre nós? A própria mensagem da cruz.
6. Aquele que não defende a cruz de Cristo, pode tornar-se inimigo da cruz de Cristo (Fp 3.18). De que lado você está, de que lado você quer ficar? O destino dos inimigos da cruz de Cristo é a perdição (Fp.3.19).
7. Alguém que abraçou a mensagem da cruz cantou: “Sim eu amo a mensagem da cruz Te morreu eu a vou proclamar”. Que possamos fazer este o nosso cântico. Amém
Pr. Eli Rocha Silva

Nenhum comentário: