quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Atos 1.11 PRECISAMOS LEMBRAR ...PAROUSIA

PRECISAMOS LEMBRAR O QUE FOI DITO A RESPEITO DA PAROUSIA

ATOS 1.11

I – LEMBRAR A PARTIR DA PROMESSA DA PRESENÇA DE JESUS

1. A volta de Jesus para os céus, para os discípulos que o acompanharam durante o ministério, era algo difícil de ser assimilado.
2. Por alguns instantes os discípulos ficaram “sem chão”. A partida de Jesus parecia o fim de um sonho.
3. Por que Ele foi se nos disse que estaria sempre conosco? (Mt 28.20)
4. Ficar sem Jesus significava viver a sensação de estar órfão.
5. Mas os discípulos não ficariam órfãos, o Senhor prometeu (Jo 14.18).
6. Mas como entender as promessas de alguém que vai embora. Não seria cumprida a promessa?
7. Os “dois varões vestidos de branco” lembram os “varões galileus” que o Jesus que viam subir, voltaria (Atos 1.11).

II – RATIFICANDO A PROMESSA DE IR E VIR

1. Jesus que falava às claras com seus discípulos, diz que era preciso ir para poder voltar.
2. A ida tinha a finalidade de preparar lugar. A ida de Jesus só traria vantagens para aqueles que ficavam por mais algum tempo (Muitos são os que vêm de outras regiões para São Paulo).
3. O verso 2 fala da casa (oikia)do Pai, que lá é lugar de moradas (moné_aposentos/lugar para ficar), e que Jesus iria prepara lugar (tópon). Talvez não haja nenhuma aplicação especial de topos, mas vemos a grandiosidade do trabalho de Jesus em relação à área, ao terreno que ele estaria medindo como um topógrafo.
4. A grande verdade é que em todo o seu trabalho Jesus estava sendo bastante exigido em nosso favor. Ele precisava preparar lugar.
5. Uma vez preparado o lugar ( v.3), Ele voltaria e daria um colorido especial à vida dos seus discípulos (“vos receberei para mim mesmo” NVI).
6. O prazer de Jesus é ter consigo a presença daqueles que Lhe pertencem (“para que, onde eu estou, estejais vós também”)

III – ACREDITANDO E VIVENDO A PROMESSA DA VINDA.

1. Os crentes vivem em expectativa da vinda. A vinda do Senhor não é algo a ser esquecido, ou tratado apenas à beira da morte, ou do caixão de alguém nosso que morra.
2. A vinda deveria ser o nosso assunto predileto. Mas vivemos tão presos às coisas deste mundo, a ponto de perdermos o conceito do paraíso.
3. Paulo chega a falar da incomparável esperança cristã (Rm 8.18).
4. O apóstolo ainda fala da nossa responsabilidade de consolarmos os irmãos sobre a vinda do Senhor (1 Ts 4.16,17).
5. Jesus consola os discípulos quando diz: “vos receberei para mim”, e Paulo consola a igreja quando diz: “estaremos para sempre com o Senhor”.
6. O poeta escreve: Oh! Quando o momento chegar, De eu ir com Jesus habitar, Em paz eu verei meu Senhor, Em todo o seu esplendor (514 CC).

CONCLUSÃO

Como será lindo o Dia do Senhor
Como almejo o Dia do Senhor
Nele ouvirei Jesus dizer: Vinde benditos de meu Pai, e recebei por herança, o Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.
Eu não pensarei duas vezes; deixarei tudo e subirei. Eu subirei Oh! Glória, eu subirei.

Pr. Eli Rocha Silva
30/09/2007-IBJH

Nenhum comentário: