quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Atos 8.26-40 O VALOR DAS ESCRITURAS

O VALOR DAS ESCRITURAS


ATOS 8.26-40

Qual o valor da Bíblia, que é a Palavra de Deus, para cada um de nós?
Alguns sabem que existe um livro chamado Bíblia, outros têm uma Bíblia, e ainda outros lêem e estudam a Bíblia.
Queremos destacar o valor da Escritura na vida de dois homens.


I – O VALOR DAS ESCRITURAS PARA UM HOMEM SEDENTO

1. O homem. Um etíope, alto oficial de Candace, rainha dos etíopes.
2. Por que estava ali tão longe da sua terra: “Viera adorar em Jerusalém”. Possivelmente tratava-se de um judeu-etíope ou um prosélito (convertido ao judaísmo). Outros entendem que ele fosse um gentio como Cornélio, mas temente a Deus.
3. Enquanto viaja, como também fazemos no trajeto Bonifácio-Brás, lia. Não lia para passar o tempo, mas aproveitava o seu tempo lendo. Para voltar à sua terra, ele teria que passar pelo Egito. Ele teria muito tempo para ler o profeta (v.28).
4. À pergunta de Filipe ele responde: “Como poderei entender, se alguém não me explicar?” (v.31). Mesmo não entendendo ele persistia em ler as Escrituras. Deus honra o interesse das pessoas pela Sua Palavra.
5. O etíope roga a Filipe que lhe explique a Escritura (v. 34).


II – O VALOR DAS ESCRITURAS PARA UM EXPOSITOR CAPAZ

1. O homem. Um diácono de boa reputação e cheio do Espírito (Atos 6.3)
2. Um evangelista capaz e poderoso em obras, na ação do Espírito (Atos 8.5-7)
3. Um homem sujeito às indicações do ministro de Deus (v.26,27).
4. Um homem sujeito às orientações do Espírito (v.29,30)
5. Filipe ouviu que lia o profeta Isaías (53.7,8; possivelmente na versão LXX). Filipe era de origem grega.
6. Como reagiremos se formos convocados para pregar onde não estamos acostumados, estamos aptos a ir?
7. Filipe tem uma ascendência eclesiástica (1 Tm 3.13): diácono, evangelista e mestre (o texto diz que ele cumpriu a função de evangelista euengelísato).
8. O evangelista usou a Escritura do AT para apresentar as boas novas do NT: Jesus.

III - O VALOR DAS ESCRITURAS COMO RESULTADO IMEDIATO.

1. Tendo entendido a exposição da Escritura feita por Filipe, imediatamente abraçou a fé, já abraçada por Filipe, dizendo: “Eis aqui água, que impede que eu seja batizado”.
2. Aquele homem já tinha contato com a Palavra. Não houve necessidade de uma classe de meses para instrução bíblica.
3. Filipe não cria obstáculos àquele que acabara de crer: “É lícito, se creres de todo o coração” (v.37). Ao que, em plena consciência lhe responde o candidato: “Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus”. Ambos descem à água, e o eunuco foi batizado (v.38).
4. Após o batismo o novo crente seguiu o seu caminho cheio de júbilo (v.39).
5. Todo aquele que busca a razão da vida na Escritura não será decepcionado.


CONCLUSÃO

Como tenho me comportado em relação à Bíblia. Ela tem sido a voz de Deus falando comigo?
Tenho permitido que ela me ensine?
Que me repreenda? Que me corrija e que me instrua? (2 Tm 3.16)
Os resultados da boa compreensão da Bíblia são encontrados no verso seguinte: perfeição.
Se quisermos ser homens e mulheres perfeitamente instruídos para toda boa obra, devemos buscar isso no estudo da Palavra de Deus.

Pr. Eli Rocha Silva

9/12/2007

Nenhum comentário: