quinta-feira, 14 de agosto de 2008

CARTA À IGREJA DE TIATIRA

CARTAS ÀS SETE IGREJAS DA ÁSIA

TIATIRA


APOCALIPSE 2.18-20



I – APRECIADA PELAS QUALIDADES

1. O remetente: “...o Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes ao bronze polido”. 1) Os olhos penetrantes do Senhor, que conhece os pensamentos mais íntimos do homem; 2) Os pés de bronze polido, que está pronto para esmagar Satanás e quaisquer inimigos da fé cristã.
2. A declaração do remetente: “Conheço ...”. Assim é descrita uma lista de virtudes:
a. “as tuas obras”. A igreja investiu em crescimento, progresso e desenvolvimento pelo trabalho. Obras, como resultado de uma igreja operante. Por quais obras a nossa igreja pode ser elogiada? Temos mostrado o mesmo dinamismo?
b. “o teu amor”. Uma igreja que se pautava pelo amor: a Deus e à sua obra, uns pelos outros e pelos perdidos. Tudo que ela realizava era baseado no amor.
c. “a tua fé”. A fé é o início de qualquer manifestação cristã; não tem como ser diferente. Aquela igreja demonstrava a sua fé, mesmo que fosse um risco. Aliás, no risco era manifestada a sua fé. A fé é o ingrediente necessário. Escreve Paulo: “Permanecem... a fé”(1 Cor. 13.13)
d. “o teu serviço”. Serviço é a tradução de diakonían. A igreja se dava aos pobres e necessitados. A igreja atendia aos pobres, não só aos domésticos, mas aos da comunidade.
e. “a tua perseverança”. Perseverança que podemos destacar, em pelo menos duas áreas: a sua continuidade nos afazeres eclesiásticos,e na defesa da fé diante das dificuldades e das perseguições, próprias daquele período.
f. “as tuas últimas obras, mais numerosas do que as primeiras”. A igreja não parou no tempo. Não se deu por realizada. Não estava satisfeita pelo que realizara. A igreja mostrou-se progressista, avançando na realização de mais obras. Ser realizadora fazia parte do caráter daquela igreja. Não se tratava de mero ativismo.
3. Se parássemos por aqui, a igreja em Tiatira seria o modelo ideal para ser seguido.
4. Mas, havia um senão, o seu telhado de vidro, o seu calcanhar de Aquiles: tolerava Jezabel.



II – REPREENDIDA PELA TOLERÂNCIA (V.20)

1. “Tenho, porém, contra ti, o tolerares essa mulher, Jezabel”. A liderança estava cega e confusa. Não estava sabendo traçar limites ao erro.
2. Tolerar Jezabel, era dizer sim à imoralidade e uma vida sem regras. Pensam alguns, que o nome, era apenas uma derivação da postura da antiga Jezabel. (1 Rs 16.31 – 2 Rs 9.37). Uma rainha idólatra que quis acabar com a verdadeira religião monoteísta de Israel, perseguindo e matando os seus profetas (1 Rs 18.13).
3. Os problemas com Jezabel( v.20): a) “A si mesma se declara profetisa”. Essa Jezabel talvez tivesse alguma capacidade , por motivação demoníaca, de simular o dom de profecia, comum nas igrejas do primeiro século. Assim, enganou a própria liderança da igreja.; b) “Tolerares...não somente ensine...”. Aquela mulher não tinha moral para ensinar. Afinal, o que ela ensinava? A tática dela deveria ser a seguinte: “só um pouquinho não faz mal”; c) Ela tinha a arma da sedução. Levava os servos do Senhor à pratica da prostituição e proximidade com o paganismo ao “comerem coisas sacrificadas aos ídolos” (Ver Nm. 25.1-4).
4. Uma possibilidade para Jezabel. Deus demonstraria a sua misericórdia para com os pecadores, como sempre fez(v.21): “Dei-lhe tempo para que se arrependa”. No entanto, ela não quis arrepender-se.
5. Conseqüências da atitude de Jezabel(v.22): “Eis que a prostro de cama”. O juízo divino viria após esgotado o tempo concedido.
6. Não só a ela viria o juízo, mas a todos que se deixaram seduzir, cairiam em grande tribulação, “caso não se arrependam das obras que ela incita”.
7. As igrejas deveriam saber que estavam tratando com Aquele que “sinda mente e coração”(v.23).



III- UM FIO DE ESPERANÇA ( A OPERAÇÃO RESCALDO)

1. Sobrou um restinho de fiéis, que não se deixaram arrastar pelos ensinos maléficos de Jezabel, tendo como centro a doutrina gnóstica.
2. Os que seguiram Jezabel, deixaram as bênçãos dos lugares celestiais em Cristo (Ef. 1.3), para se embrenharem nas profundezas de Satanás.
3. O solene pedido (v.25): “Tão-somente conservai o que tendes, até que eu venha”. Deveriam conservar a verdade do evangelho com todas as suas implicações.
4. O prêmio (v.26,27) “Ao vencedor...autoridade sobre as nações” (Ver Ap. 20. 4,6).
5. E ainda (v.28): “Dar-lhe-ei...a estrela da manhã”. Sendo Cristo a Estrela da Manhã, os crentes vitoriosos, receberão dessa plenitude, dessa estatura do Senhor. Serão levados para a imortalidade Nele.
6. Mas toda essa glória não é para todos, mas para o VENCEDOR.

Pr. Eli da Rocha Silva

Nenhum comentário: