quinta-feira, 14 de agosto de 2008

SALMO 16 (REFLEXÃO)

SALMO 16 (um dos preferidos do pr. Joaquim)

I- OS SINAIS DO VERDADEIRO CRENTE (V.1-4)

(RC)1 Guarda-me, ó Deus, porque em ti confio.
Deus é o objeto único da sua confiança, da sua esperança. O salmista se refugia em Deus porque ele é digno de toda confiança. Por isso, ele pede: “Guarda-me, ó Deus”.

2 A minha alma disse ao SENHOR: Tu és o meu Senhor; não tenho outro bem além de ti.
Reconhece Deus como seu único Senhor, suficiente em tudo. Uma conversa entre espirituais: “A minha alma disse ao Senhor”. Um relacionamento que apenas o crente tem (Rm 8.16). “Outro bem”. Uma palavra de vários significados como: riqueza, prazer, alegria, satisfação. Se o salmista conhece cantaria: ‘Satisfação é ter a Cristo, não melhor prazer já visto’.

3 Digo aos santos que estão na terra e aos ilustres em quem está todo o meu prazer:
4 As dores se multiplicarão àqueles que fazem oferendas a outro deus; eu não oferecerei as suas libações de sangue, nem tomarei o seu nome nos meus lábios.
O salmista agrada-se nos que temem a Deus, e os escolhe como seus amigos. Mesmo assim, não lhes deixa sem uma advertência, conforme o versículo quatro.
Os que se apegam aos deuses falsos terão um preço a pagar: terão as dores multiplicadas. O Senhor não admite a idolatria.
Despreza os cultos falsos, as coisas que o mundo adora: “Eu não oferecerei as suas libações de sangue”. Libação: cálice de sangue que era derramado (Êxodo 29.40,41) Ver Mt 26.27,28; Fp 2.17. “Nem tomarei o seu nome nos meus lábios”. O salmista seguiria à risca a Lei (Êxodo 23.13).

II- AS BÊNÇÃOS QUE O VERDADEIRO CRENTE RECEBE NESTE MUNDO(V.5-8)

5 O SENHOR é a porção da minha herança e o meu cálice; tu sustentas a minha sorte.
O Senhor é a melhor porção. O que adianta o homem ganhar o mundo inteiro e não ser do Senhor, ou não ter o Senhor como bem. (Tu, ó Deus Eterno, és tudo o que tenho. O meu futuro está nas tuas mãos; tu diriges a minha vida BLH). Do Senhor vem satisfação plena. Em um primeiro momento o pão e a água (Sl 23.2).

6 As linhas caem-me em lugares deliciosos; sim, coube-me uma formosa herança.
O Senhor é o perfeito topógrafo, o que faz do salmista um homem satisfeito com as divisas da sua herança; nada a reclamar.
O que vem do Senhor é belo e satisfatório, principalmente para aqueles que O amam e por Ele são amados.

7 Louvarei ao SENHOR que me aconselhou; até o meu coração me ensina de noite.
Conselho e correção da parte de Deus. Davi o louvaria; também do Senhor falaria bem.
Á noite, ele faria reflexão com os conselhos ‘escondidos’ no coração.

8 Tenho posto o SENHOR continuamente diante de mim; por isso que ele está à minha mão direita, nunca vacilarei.
Nada como pensar no salmo 23.4. A presença constante do Senhor representa livramento contra os inimigos. Nada moveria Davi dos seus propósitos, pois o Senhor é o seu mentor, o seu tutor, Aquele que lhe dirige os passos.


III – O QUE O VERDADEIRO CRENTE TEM NO SEU FUTURO

9 Portanto, está alegre o meu coração e se regozija a minha glória; também a minha carne repousará segura.
A certeza, a confiança, faz do crente alguém com um coração alegre e uma língua exultante (At 2.25,26). Pedro aplica o salmo de Davi a Cristo (Salmo Messiânico) (Atos 2.22-28).
Após a morte, o salmista confia no Senhor que lhe dará um lugar seguro. Podemos pensar no que Jesus disse a um dos ladrões na cruz: “Hoje mesmo estarás comigo no paraíso”(Lc 23.43).

10 Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção.
O crente não ficará, como alguns, esquecido em uma vala comum (Sheol): “Os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro” (1 Ts 4.16).
Sendo um salmo messiânico, devemos lembrar o que o apóstolo Paulo fala a respeito de Cristo e da ressurreição (1 Co 15). A certeza do salmista estava na antevisão do Messias, aplicada a si mesmo.

11 Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há abundância de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente.
“Far-me-ás ver”. Os que são de Deus têm uma visão diferenciada da vida, porque o Senhor conhece o caminho dos justos (Sl 1.6). O crente é devidamente orientado como deve proceder em todos os seus caminhos. A idéia principal é a de adquirir conhecimento; sabendo discriminar, distinguir entre o certo e o errado.
“Na tua presença...”. Estar diante de Deus é motivo de alegria completa, plena. Devíamos cantar sempre: ‘Alegrei-me quando me disseram, vamos, vamos à casa do Senhor’. Embora, podemos estar na presença do Senhor em todos os lugares.
“Á tua mão direita”. O crente, glorificado, estará para sempre com o seu Senhor; com Aquele que está à destra de Deus (Atos 7.56), conforme Ele mesmo prometeu (João 14.3).

Pr. Eli da Rocha Silva
LITERATURA DE APOIO:
1. Bíblia Shedd (Esboço e notas)
2. NCB

Nenhum comentário: