quinta-feira, 14 de agosto de 2008

SALMO 70 (REFLEXÃO)

SALMO 70 (ERALDO)
NA SUA AFLIÇÃO DAVI SUPLICA A DEUS QUE SE APRESSE EM LIVRÁ-LO (ARC) – PETIÇÃO POR AUXÍLIO DIVINO (ARA)

Aparece como parte do Salmo 40.13-17


v. 1 Apressa-te, ó Deus, em me livrar; Senhor, apressa-te em socorrer-me.

1. Havia da parte de Davi, urgência no socorro divino. Talvez o salmista já tivesse pedido socorro outras vezes, mas não estava percebendo a providência divina. Ou até mesmo, o perigo já estava à porta, e somente o socorro divino o livraria.
2. No mesmo verso são usados dois nomes que identificam a pessoa a quem ele recorre: 1) Elohim, que é Deus, Aquele que é poderoso; 2) Yehôvâh (Jeová), o eterno e infinito espírito. Aquele que foi, que é e que sempre será. O auto-existente. Em nossas bíblias, a palavra Senhor, quando empregada, significa soberano, governo, regente, etc. A primeira tradução na linguagem de hoje (BLH), trazia Deus Eterno.
3. Nós também só dependemos do Deus Eterno para nos livrar. Por isso, cantamos: “Quem pode livrar como o Snhor?”

v. 2 Fiquem envergonhados e confundidos os que procuram tirar-me a vida; tornem atrás e confundam-se os que me desejam o mal.

1. Davi sofria a angústia de estar sendo ameaçado: “procuram tirar-me a vida”. Não foram poucos os inimigos de Davi: Saul, os reis das nações vizinhas, e seu filho Absalão. A verdade é que ele vivia em sobressaltado pela possibilidade de ser morto.
2. Ele não pede a morte aos inimigos, mas que eles sejam envergonhados e confundidos. A NTLH diz: “Que sejam completamente derrotados e humilhados aqueles que me querem matar!”.
3. Também não queremos o mal dos nossos inimigos, mas não queremos que triunfem sobre nós.

v. 3 Sejam cobertos de vergonha os que dizem: Ah! Ah! (Bem-feito! Bem-feito! – ARA)

1. Os que zombavam de Davi, deveriam ser cobertos de vergonha. Ou seja, eles é que passariam a ser motivo de zombaria. Os possíveis vencedores voltariam para casa, vencidos (Os filisteus com a morte de Golias).
2. Não sei se veremos os que querem o nosso mal, envergonhados ainda nesta vida; mas é certo, que o ímpio não prevalecerá no juízo (Sl 1.5). Se o rico viu Lázaro, quando estavam no Hades, Lázaro também o viu. Naquele instante ele ficou muito decepcionado (envergonhado) por não fez nada para minorar o sofrimento de Lázaro.

v. 4 Folguem e alegrem-se em ti todos os que te buscam; e aqueles que amam a tua salvação digam continuamente: engrandecido seja Deus.

1. Como o salmista esperava a intervenção de Deus, ele faz uma espécie de oração de gratidão por antecipação. Os que esperam pelo Senhor não são confundidos, porque Dele vem a salvação.
2. Se de Deus vem a salvação, por que não cantarmos: “Seja engrandecido, ó Deus da minha vida, Tu és o Deus da minha salvação...”.
v. 5 Eu, porém, estou aflito e necessitado; apressa-te em me valer, ó Deus. Tu és o meu amparo e o meu libertador; Senhor, não te detenhas.

1. Davi continuava confiante; do Senhor viria o seu amparo e libertação.
2. Davi continuou pedindo pressa ao Senhor.
3. Existem situações que Deus nos atende urgencialmente, outras não. Aquelas situações adversas (aflições), que podem nos dar maturidade, pode ser, que Deus espere mais um pouco. Pode ser!


Pr. Eli da Rocha Silva
IBJH 02/07/2008

Nenhum comentário: